Marcos Monteiro
Amanda distribuía o pão e o vinho e banhava o sorriso em
lágrimas, muitas lágrimas. Havíamos acabado de dançar a ciranda da inclusão no
circo da vida e o pastor Wellington transformou Amanda na síntese do nosso encontro
“Reimaginar”. Era a celebração de encerramento, uma Ceia do Senhor, e a
torrente de lágrimas de Amanda umedecia os nossos olhos e as nossa almas. Na
nossa sociedade rotuladora, Amanda carrega uma etiqueta, e toda etiqueta tem
marca e preço. A sua marca é “lésbica” e o preço que paga é toda a sua
corporeidade dolorida, deformada por olhares enviesados e marcada a ferro e
fogo por estigmas. O encontro era a oportunidade de nos livrarmos de todos os
rótulos e de assumirmos a beleza da nossa humanidade plural e diversa. A Ceia
era lembrança e partilha do corpo de Jesus, também alvo de olhares oblíquos e
também lugar de estigmas, por ter partilhado sua vida com pecadores, publicanos
e prostitutas, proscritas de seu tempo.
Quando conheci Amanda não sabia dos seus rótulos, somente
percebia que ela não parava de andar, não parava de trabalhar e não parava de
sorrir. Amanda nunca dessorria, nem mesmo para resolver problemas, e problema é
o que mais tem na vida e na realização de encontros. Amanda é gerúndio do verbo
amar, no feminino, e amada é o particípio passado. Amanda está sempre
transbordante de amor e, por isso, recebe de volta muito amor também. Sente-se
muito amada inclusive por sua igreja que a excluiu. Mas, por causa de sua marca
não pode participar da Ceia. Mas no “Reimaginar” pode, com seu sorriso cheio de
lágrimas, relembrando o movimento de Jesus e reimaginando a sua igreja.
Fomos chegando todas e todos pequenininhos, naquela fazenda
perto de Brasília, no coração do Brasil, pisando o chão devagarinho, como
Ronilso Pacheco avisou e como ele está acostumado a fazer. Carrega na pele o
último tom do preto e denuncia, com o pé nas ruas e a Bíblia na mão, racismos
epistemológicos, culturais e ambientais. A juventude negra está sendo
exterminada, pretos, pretas e pobres são empurrados para as periferias do saber
e para territórios cada vez mais precarizados. São os últimos a entrarem na
universidade e os primeiros na cadeia, nesse disangelho racial perverso que as
igrejas não percebem e não querem perceber.
O Deus da igreja não parece mesmo ser o Deus da cidade. As
práticas das igrejas não são proféticas e as igrejas confundem a sua mobilidade
com a mobilidade de Deus, além de criarem um Deus à sua própria imagem,
masculino, branco, colonizador, todo poderoso. Joerg Rieger nos desafia a
enxergar na cidade o Deus do outro lado, do lado dos marginalizados e
proscritas, em sua diversidade e fraqueza. Um Deus negro, segundo Ronilso
Pacheco e Sarah Thompson, torna-se símbolo sagrado acima de qualquer preconceito,
e o feminino em Deus desautoriza a desigualdade ontológica entre o homem e a
mulher que é o balizamento sagrado do machismo e da violência. As mulheres
desorganizadas, um recorte feito por Ivone Gebara, carregam um Deus que não é
nem o Deus da Igreja nem o Deus da teologia. Presente nos eco-sistemas que
constituem a cultura ocidental, Deus é sempre lugar de embate teológico e
político. Uma teologia feminista ou negra ou queer, recuperam o caráter
libertador de um Deus cuja misericórdia o faz incluir sempre aquele e aquela
que são alvos de discriminação, exploração e opressão. Para Joerg Rieger
precisamos discernir o inimigo, esse capitalismo sistêmico, a quem todos esses
procedimentos danosos interessam.
Naquele ambiente de exuberância de estrelas, nuvens,
árvores, pássaros, águas e insetos, vislumbramos possibilidades de novos mundos
com novas igrejas. A nossa própria diversidade era janela para lembranças e
esperanças. Devagarinho fomos conversando, cantando, comendo, bebendo,
dançando, participando de palestras, oficinas, noites culturais, e a palestina
de Jesus de Nazaré lá no passado parecia uma recordação capaz de mudar, quem
sabe, o destino dos palestinos de hoje. As antigas escrituras sagradas foram
pretexto para se ocupar terras sem escrituras, e Nancy e Odja nos desafiavam o
tempo todo a ler a Bíblia pelo olhar feminista. Se Jesus de Nazaré, a sofia de
Deus, foi o corpo que enfrentou o império romano até à morte, todos os corpos
oprimidos passam a ser lugar de enfrentamento, capaz de derrubar a lógica dos
novos impérios, a lógica do Capital. As igrejas, infelizmente, transformaram-se
em lugar de opressão do corpo, proibindo o prazer e deserotizando a vida,
legando à juventude uma sexualidade miserável, caminho de culpa e de dor. As
pessoas são excluídas das igrejas, nunca por exploração ou por opressão, ou
qualquer outro tipo de injustiça ou violência, mas por quebrarem normas sexuais
restritivas.
Entre conversação, oficinas e festivais, de 7 a 11 de
setembro de 2016, foram cinco dias impactantes. O Reimaginar, de tantas
protagonistas, foi resultado da imaginação, articulação e mobilização de Flávio
Conrado, aquele que costumo dizer que caminha com uma ideia na cabeça e um
laptop na mão. Na última mesa, Odja, pastora da Igreja Batista do Pinheiro, igreja
que foi excluída da Convenção Batista Brasileira por decidir em assembleia
aceitar pessoas homossexuais, LGBTTI, no seu rol de membros (excluída pela
ousadia de incluir), nos trouxe em reflexão bíblica a lembrança do direito que
temos de ler a Bíblia na liberdade da nossa compreensão. Estava ao lado de
André Musskopf, teólogo luterano, homossexual, que nos desafiava com o seu
humor inigualável a compreender da mesma maneira que a Bíblia pertence a todas
e todos, e deve ser interpretada em comunidade. E então veio o momento de
encerramento, dirigido por Wellington, marido de Odja, também pastor da mesma
igreja batista.
A sua palavra desafiadora colocou Amanda e a Bíblia como
principais referências para que nos colocássemos no mesmo círculo, de mãos dadas,
enquanto nos preparávamos para a ceia. Ciranda da solidariedade profunda, em
que cabíamos todas e todos, quaisquer que fossem as etiquetas que carregássemos
em nossos corpos. E Amanda foi chamada para começar a distribuir o pão e o
vinho. Transferida do espaço de exclusão não para o discurso triunfalista, mas
para a tarefa humana e humanizadora do serviço e do cuidado, Amanda banhava o
seu sorriso e a todas e todos nós com suas lágrimas. Coloquei Dom nos braços e
fui buscar o meu pão e o meu vinho. Dom é um menino de três anos, filho de um
amigo, Messias, e uma amiga, Elba. Dom não podia tomar vinho, por ser criança,
mas tomou das mãos de Amanda um grande naco de pão, criança tem o direito de
não medir, e saiu comendo e repartindo o pão da lembrança e da esperança,
comigo e com muita gente, como sempre fazia Jesus de Nazaré.
Simplesmente impactado e emocionante, realista!!
ResponderExcluirSimplesmente impactado e emocionante, realista!!
ResponderExcluirVerdade, emocionante, visceral... " As pessoas são excluídas das igrejas, nunca por exploração ou por opressão, ou qualquer outro tipo de injustiça ou violência, mas por quebrarem normas sexuais restritivas."
ResponderExcluirUma voz do passado veio me visitar,
ResponderExcluirnão estou surpresa!