domingo, 4 de abril de 2021

APRENDIZES DE RESSURREIÇÕES NA COMUNHÃO DAS CICATRIZES

APRENDIZES DE RESSURREIÇÕES NA COMUNHÃO DAS CICATRIZES

 Marcos Monteiro

 E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". João 20,27. 

Completamos hoje o ciclo da Páscoa, na Festa da Ressurreição, e o Artesão de Nazareth, mais ressuscitado do que nunca, caminha desbravando espaços, mostrando com altivez as suas cicatrizes.

No meu cotidiano, fizemos o inventário de tantas ressurreições, enquanto recebia da Igreja Batista de Bultrins, pão, pó para suco de uva e chocolate meio amargo. Nessa igreja de periferia, o Artesão de Nazareth celebrará conosco, juntas e distantes, por conta da pandemia, a Comunhão das Cicatrizes.

Nos pés do Jesus peregrino de savanas e povoados, nas mãos do Jesus que tocou leprosos e proscritas, no corpo do Jesus acariciado por crianças e prostitutas, as cicatrizes são decalques inúteis de um sistema político, econômico e religioso, maligno, violento e assassino. Ele caminha mais vivo do que nunca.

A ressurreição é a mensagem de que existem suspiros depois do último e de que a opressão nunca terá a gargalhada final; essa pertence ao amor e à vida.

Então, gargalhemos. Se a Páscoa nos diz que cruz e ressurreição são inseparáveis, aprendamos com o Jesus de Nazareth a ressuscitar, com as nossas cicatrizes à mostra.

Desse modo, crer será insistir em ressuscitar espaços, tempos, instituições, organizações, movimentos, mundos e pessoas de todos os tamanhos, sabores e cores, ameaçados pela morte.

Aprendamos a ressuscitar, ressuscitemos!

Recife, 04 de abril de 2021


7 comentários:

  1. Parabéns, Marcos, pela mensagem que nos ensina e ao mesmo tempo nos desafia a viver a radicalidade da ressureição desse artesão de Nazaré!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, amostragens de cicatrizes na(s) ressurreição(ões) diárias, de fato, só são possíveis com Jesus Cristo em nossas vidas. Esse Texto alenta meu 💓.

    ResponderExcluir
  3. Assim é como vejo e sinto a trajetória de Cristo, que resucita a cada dia, quando praticamos o verdadeiro cristianismo.

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso! Obrigada irmão Marcos por compartilhar conosco seu olhar sobre a páscoa!

    ResponderExcluir
  5. Simples, denso e mais contemporâneo do que nunca. Sei que o Pai, seu grande inspirador, deleita-se com seu jeito de ser e dizer as coisas do Evangelho com um jeito que é essencialmente seu. Meu abraço, nesse tempo estranho de lutos e lutas.

    ResponderExcluir
  6. Texto maravilhoso. Reflexão, releitura e resignificação da nossa Páscoa!! Obrigada.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir