segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O homem que achou fontes no deserto

palavradevidaaocoracao


Gn 35,6 – 36.

A civilização ocidental foi formada pela Bíblia hebraica, narrativas em torno de homens que caminham com o seu Deus, Javé. Narrativas belas em sua simplicidade de historietas populares e na complexidade de seus temas e valores. O livro de Gênesis é o livro dos começos, narrativas construídas em torno de muitos nomes próprios. O nome de Jacó sobressai no final como o nome de Israel. “Já não te chamarás Jacó, porém Israel será o teu nome” (Gn 35,10). O livro então pode ser lido como a passagem da personagem Jacó de uma situação de tribo para uma situação de nação, a confederação tribal que vai constituir Israel.

Muitos acontecimentos, em torno de muitos nomes próprios, a maioria nome de homens. As mulheres ocupam a narrativa de modo subalterno ou criptografado, estão perdidas pelas entrelinhas dos textos. Mas são as entrelinhas que realmente conduzem as linhas, o não-dito precede o dito.

Fazer altar para Javé em Betel e enterrar a mulher amada Raquel em Belém são tarefas distintas de um mesmo ciclo de vida. Morreu durante o parto, como quem transmite a outrem sua própria vida, e o filho que nasce é a continuidade de um amor especial. Benjamim, o mais novo de todos os filhos, tão amado como José, os dois filhos da silenciosa, e silenciada pela morte, Raquel, mas que continuará como lembrança até a morte de Jacó e será perpetuada em poesia e literatura.

Jacó e Esaú juntos cumprem também a tarefa de enterrar Isaque, o pai de cento e oitenta anos que morre “velho e farto de dias” (Gn 35,29). No capítulo 35 são listados os filhos de Jacó e o capítulo 36 traz a extensa genealogia de Esaú, mais uma vez um amontoado de nomes próprios de homens. Os poucos nomes femininos são das mulheres de Esaú, Ada, Olisama e Basemate, de uma concubina de seu filho Elifaz, chamada Timna e uma descendente, esposa de Hadar, chamada Meetabel. A presença dessas mulheres em rol de homens é coisa admirável que nos leva a imaginar coisas.

Mas, talvez o mais interessante nessa narrativa seja o nome de um desconhecido Aná, filho de Zibeão. Ele é o pai de Oolibama, mulher de Esaú. Mas consta o seguinte sobre ele:

“Estes os filhos de Zibeão: Aiá e Aná; este é o Aná que achou as fontes termais no deserto, quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai” (Gn 36,24).

A vida é feita de feitos intencionados e não intencionados, de grandes projetos e pequenas casualidades. Aliás, o que é o grande acontecimento? As guerras provocadas entre cidades e tribos? As grandes construções dos faraós? A bravura de Esaú e de seus descendentes?

O grande acontecimento aqui é um achado e descoberta, muito importante para os habitantes daquelas paragens. Aná merece ser lembrado porque descobriu o lugar onde o deserto jorra fontes de águas. Descobriu como? Não seria propriamente um desbravador. Apenas apascentava as jumentas do pai. Em uma tarefa de todo dia, surge o inesperado que faz o homem comum se lançar na história e merecer registro separado em genealogia de tantos heróis.

Aná é o nome que nos lembra a todos e a todas que o deserto de nosso cotidiano pode se tornar em fontes termais.

15 comentários:

  1. NÃO FOI AIÁ E SIM ANÁ QUE DESCOBRIU A FONTE.

    ResponderExcluir
  2. NÃO FOI AIÁ E SIM ANÁ QUE DESCOBRIU A FONTE.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o Deus do impossível .um Deus que nunca desampara os seus.Um Deus que nos leva para o deserto para manifestar a sua Glória em nossas vida.

    ResponderExcluir
  5. 20 anos de cristao agora que vi esta hestoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu com 60 anos só agora descobri isto!! Nunca é tarde demais!

      Excluir
    2. História querido, não hestoria.

      Excluir
    3. É muito deselegante corrigir alguém que vc não conhece e não sabe, se teve as mesmas oportunidades de estudar igual a vc.

      Excluir
    4. Deselegante é pouco. Esse Unk precisa nascer de novo!

      Excluir
  6. Deus tem um grande prano na vida de cada um de nós não abandone jesus

    ResponderExcluir
  7. Quando meditamos versiculo por versiculo como manda a palavra "medita de dia e de noite''Josué 1.8 o Senhor nos descortina coisas que parecem estar ocultas.
    medita , medita, medita...

    ResponderExcluir
  8. Quando obedecemos a Deus a nossa vida é regada pelo rio da vida ou sesa o espito santo aná é um emxeplo

    ResponderExcluir
  9. Essa História nos ensina a obediência que Aná teve com seu pai, pois ele mandou que fosse apacentar as jumentas no deserto onde não avia nada, e ele não questionou o pai, e nisso Deus o honrou.

    ResponderExcluir