Quem sou eu?


Sempre tentando encontrar os caminhos para tantas coisas. Mistura de teólogo, filósofo, professor, pensador, escritor, sem considerar feito, mas sempre me fazendo. Nesse blog eu brinco, penso, informo e principalmente me encontro com a vida na tentativa de ir me encontrando.

Em páginas diversas, assuntos diversos, dentro dessa complexidade que não consigo não ser. Política, religião, textos, tudo me interessa e tudo exige de mim um modo próprio de escrever. Até poesia arrisco às vezes, meio com vergonha, meio sem-vergonha. Porque como diz Maria Soave "Deus nos criou livres e sem vergonha".

Os textos mais densos, meio metido a acadêmicos, vem em revistas, livros e outras mumunhas mais. Brevemente penso em socializar mais escritos assim, meio de um vivente metido a pensar.

Gosto do que escrevo, sem me arriscar a mais do que isso. Existe muita gente boa escrevendo muito e escrevendo bem. Gosto muito dos textos sobre a Vila Maravila, esse lugar que visitei e que não existe porque existe e não existe na vida de muitos e na imaginação de outros.

E gosto também dos outros. Os textos sobre Politiqueta são às vezes irônicos, às vezes um pouco líricos, às vezes densos, e são não sobre a POLÍTICA, maiúscula, mas sobre a politiqueta, esse jogo de poder trivial que acontece em todos espaços, até nos oficiais.

Há crônicas sobre a vida, em que meu cotidiano vem quase sempre caricaturizado, ou outras em que invento e reinvento o que nunca pode ser inventado. E há textos sobre textos, alguns que gosto muito. O Linguisticando abriga tudo isso e muito mais.

Finalmente, no Bibliagindo, me encontro com minha dimensão religiosa mais em contato com o nosso belíssimo livro sagrado. A irreverência que me vem, às vezes, quando escrevo sobre Bíblia, vem da minha própria irreverência ou da irreverência do próprio texto, sempre na esperança de que Deus tenha mais senso de humor do que os religiosos.

Bem, isso tudo sou eu e o meu blog, que é meu e parecido comigo. Talvez ele seja maior do que eu, talvez não. Talvez não sejamos lá essas coisas, mas isso não incomoda tanto o meu modo de viver e de ver a vida. Pelo menos, vamos garantindo, na medida do possível, diversão e reflexão.

MARCOS MONTEIRO