quarta-feira, 6 de junho de 2012

CORPOREIDADE E SEXUALIDADE A PARTIR DE UM HOMOSSEXUAL




Marcos Monteiro*

Trinta pessoas reunidas em torno do tema corporeidade e sexualidade, 18 a 20 de maio, construíram um encontro de densidade e significação histórica. A novidade era a condução das dinâmicas e do espaço informativo por André Musskopf, doutor em teologia, assumidamente gay. A maioria das pessoas era heterossexual e o mundo não se acabou por causa disso, nem a família foi destruída.

A temática de gênero passava por uma hermenêutica “queer”, palavra que pode ser traduzida por “estranho” ou, melhor ainda, “esquisito”, termo criado para identificar o comportamento de pessoas que amam de um modo muito próprio, e agem, por isso, de um modo muito próprio.

Mas, estranho mesmo foi o fato de nada parecer estranho. A naturalidade do encontro seria talvez o maior impacto provocado sobre a nossa consciência cidadã, desde que o homossexual é olhado com desconfiança, suspeito principal de todas as mazelas de uma sociedade caótica. Mas, novamente, conversamos, brincamos, participamos de dinâmicas que incluíam toques e abraços, e nem o mundo se acabou nem a família foi destruída.

A palavra “homofobia” é uma palavra esquisita, mas sugestiva: “medo do igual”, talvez medo de nós mesmos, pavor da força de um amor que enfrenta tudo para acontecer e que se realiza de modo diferente da norma social. O amor homossexual é tão subversivo quanto o próprio amor, capaz de desorganizar ordens e desautorizar tabelas morais. Continuar amando, apesar das proibições e dos discursos sagrados e profanos, mais do que teimosia é emblema da profundidade e da liberdade do próprio amor. Quando o amor acontece, vem como maremoto que a tudo enfrenta e que não entende de limites. Amor cujo limite é o próprio desejo de amar.

Para alguns homossexuais que participaram da vivência, o acolhimento foi terapêutico, não se sentiam esquisitos por serem diferentes. Para a maioria, hétero, o encontro foi libertador: a diferença não é ameaçadora, pelo contrário, os esquisitos também cabem nos espaços. Para os participantes, aliás, a partir de agora, será esquisito o espaço sem diversidade.

As leis pela igualdade, pela criminalização do preconceito, estão vindo (às vezes tão lentamente) para deixar menos vulneráveis as vítimas. Mas é preciso urgentemente organizar os espaços de convivência, olho no olho, para que a celebração ocupe cada vez mais lugar. Na conjugação de políticas públicas com mesas de discussão e espaços de convivência, um mundo mais equânime e mais inclusivo pode brotar com mais naturalidade. Então, todos poderemos perceber que “esquisito” é o mundo como está agora, com tão poucos espaços para o amor.

Feira de Santana, 05 de junho de 2012

 *Marcos Monteiro é assessor de pesquisa do CEPESC. Mestre em Filosofia, faz parte do colégio pastoral da Comunidade de Jesus em Feira de Santana, BA e é um dos pastores da Primeira Igreja Batista em Bultrins, Olinda, PE.. Também faz parte das diretorias do Centro de Ética Social Martin Luther King Jr. e da Fraternidade Teológica Latino-Americana do Brasil
CEPESC – Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. E-mail cepesc@bol.com.br, site www.cepesc.com.
Fone: (71) 3266-0055.

5 comentários:

  1. Lindo texto, Marcos. Reflete esperança e amor. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as igrejas começaram a "enxergar" a homoafetividade e algumas estão tentando aprender a lidar com as diferença com acolhimento e respeito. Devagar estamos avançando.

    ResponderExcluir
  3. Como quis ter participado...Mas, eu sou uma quase-participante depois de ler esta "síntese" sobre o encontro! Basta ser humano para ser diferente, estranho ou esquisito..

    Beijoo Marcoss!

    ResponderExcluir
  4. Meu primo queridoooo! Quando eu crescer quero ter esse dom das palavras e da sabedoria como tu tens! Tuas palavras definem a livre orientação sexual de uma forma ímpar...falar da diversidade com tanta naturalidade é sensacional. Teu texto revoluciona, remexe, incomoda a sociedade dos hipócritas e reafirma a máxima de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!" Parabéns, excelente reflexão...já compartilhei no meu Facebook. Um beijo no coração!

    ResponderExcluir