terça-feira, 17 de agosto de 2010

Textos escritos nas areias



Jo 7.53 – 8,11

Nossos textos sagrados são belos quando nos convidam a caminhar e nos propõem caminhos. Às vezes, porém, se tornam pesados blocos de pedra a nos impedir os passos. Como caminhar com os textos ou onde escrever os textos é questão fundamental de nossa peregrinação cristã.

Essa narrativa do evangelho de João foi acrescentada depois. Lembramos que os textos têm vida própria e antes de serem escritos viveram como fala, linguagem oral, na vivência das comunidades. Depois, se tornam grande blocos organizados à disposição dos caminhantes e da vida. Esse texto, portanto, é texto atrevido que desarruma e rearruma, porque a vida é assim mesmo, surpreendente e atrevida.

Os escribas e fariseus trazem para Jesus, no Monte das Oliveiras, em uma mão mulher flagrada em adultério, na outra mão o texto escrito por Deus, há tanto tempo, em outro monte. O texto trazido é texto de pedra e texto que manda apedrejar. Jesus, em silêncio, resolve escrever outro texto.

O tema dos dois textos é a sexualidade, tão complexa e cheia de nuances, e tão ameaçadora em sua imprevisibilidade que a instituição prefere tratar a pedradas. A mulher tachada rapidamente de adúltera pela lei da pedra é, provavelmente, uma mulher apaixonada, vivendo amores clandestinos para os quais não existem fácil solução e todo o mundo sabe.

O dedo de Deus escrevera um texto de pedra em um monte, acima do cotidiano dos mortais, o dedo de Jesus escreve um texto de areia no chão da vida. Texto tão leve e tão provisório que não sabemos do que se tratava. O que ele diz depois pode muito bem ser escrito assim:

– “Aquele que não tiver pecado atire o primeiro texto” – e precisamos aprender sobre textos com Jesus.

Os textos oficiais, “divinos”, já estão escritos para sempre na pedra. Os textos da graça de Jesus estão sendo escritos e re-escritos na areia. Os textos de pedra são jogados pelos “policiais de Deus” sobre as nossas cabeças. Os textos da areia são soprados pelo Vento de Deus e espalhados graciosamente pela vida do povo.


4 comentários:

  1. Que texto, Marcos. Levemente, me fez rever e me fará reescrever algumas coisas e textos. Obrigado, amigo, pela leveza de sua vida e dos seus textos. Saudade.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do estilo que o Sr. escreve. Moro em Ribeirão Preto/SP. A primeira vez que ouvi alguém falar sobre o sr. foi através do pastor Carlos Queiróz que ministrou em nossa Igreja e até virá em outubro novamente. Desde aquele dia tive curiosidade de saber do sr e seu ministério e fiquei muito alegre por ver que existe gente boa neste país, gente que foge da lógica deste sistema perverso. Deus abençoe o pastor e seu ministério.

    Sugestão: Pastor o sr. poderia postar vídeos de mensagens suas. Consegui encontrar só uma na internet, gostei bastante. Fica na paz de nosso Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Escrever na areia é muito mais macio do que em pedras...E muitos vivem hoje de nos atirar textos.

    Sou feliz porque a graça me basta...
    Uma escrita sempre enriquecedora para minha vida, é bom vir beber nesta fonte!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sal, Luz e Ovelha entre Lobos, somente agora li seu comentário. Muito obrigado pela palavra graciosa e agradeço a Carlos, irmão de caminho e caminhar, pela propaganda carinhosa... Fiquei curioso de saber de você... Um grande abraço.

    ResponderExcluir