quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Para sempre Sandra Peregrina




Para não variar, Sandra Peregrina acelerou a passada, nos ultrapassou e desapareceu lá na frente, nas curvas do caminho, no mistério de uma vanguarda que nos espera algum dia.

Satisfeita com suas peregrinações na terra, na sua ânsia jamais disfarçada de novos caminhos, foi peregrinar naquela realidade adiante que chamamos céu e que ninguém sabe o que é.

Sandra sabe. Impaciente, já descobriu e já está agindo por lá, desorganizando e reorganizando realidades, sempre do lado das minorias.

Aliás, vale a pena informar que nestas próximas mil e uma noites, nos palcos da eternidade, as ciganas dirigem o espetáculo e cantam, sob a regência de Sandra Cigana, uma variedade infinita de músicas sobre o mesmíssimo tema.

Olê mulher rendeira,
olê mulher rendá,
Se a mulher ficar em casa
Nunca vai se libertar.

Inquieta, mas experiente e calejada, aguerrida nos arrazoados, os teólogos da ortodoxia, no céu, estão tendo dificuldades no diálogo com Sandra Feminista e sua metralhadora de argumentação. O convicto e pomposo Paulo de Tarso vai precisar de muitos séculos para lhe explicar alguns dos seus textos. Se é que vai ter coragem, diante de Sandra Erística, de assumir a autoria de algumas afirmações.

Como é de hábito, Sandra tem muitas idéias para aperfeiçoar os procedimentos celestes, especialmente no que concerne à distribuição de poder. Os sucos anciãos das faces de São Pedro, estão mais acentuados, e o vetusto santo vive de testa franzida em uma expressão de constante preocupação.

Não que seja fundamentalmente contra uma experiência de alternância de poder, mas sem se admitir conservador, acha que a candidatura de Maria Madalena, lançada por Sandra Romeira, é de uma ousadia temerosa. Teme que, apesar desses avanços inegáveis da teologia feminista, a população celeste não esteja preparada para uma liderança feminina.

Movimentando-se com a rapidez de quem está acostumada às lutas populares, Sandra Política conseguiu rapidamente a adesão de praticamente todas as mulheres (a aliança com a Virgem Maria foi fundamental) e de alguns homens, entre eles, Chico Mendes, Hélder Câmara, Gandhi, Martin Luther King Jr e João XXIII.

Assustado, João Paulo II, que tem intimidade com a mídia, faz o possível para que as informações sobre o céu não cheguem nunca à terra e principalmente que o amigo Bento XVI, em sua honrosa cruzada medieval pós-moderna, não seja atrapalhado. Chegou a marcar uma audiência com o Todo-Poderoso que não prometendo intervir nesses detalhes monótonos, comprometeu-se a chamar Sandra Peregrina para uma conversa.

Diante de sua filha, o Rei dos Reis não conseguia esconder o brilho no olhar. Entusiasmada, Sandra Guerreira fez a sua análise de conjuntura da terra e do céu e apresentou veemente o seu projeto de revolução. Atento e divertido, Deus ouvia tudo com indisfarçável satisfação. Mas, concluída a ousada reivindicação, segredou a Sandra Brejeira, com um sorriso traquinas e uma expressão aventureira.

- Filha, não foi para isso que lhe convoquei da terra, mas pode ficar à vontade em sua luta, desde que você me ensine a dançar.

E timidamente, nos braços dançantes de Sandra Nordestina, ensaiou alguns passos de forró.

E eu fico aqui na terra meditando as minhas heresias: a última chance que resta para a humanidade é que Sandra Cigana consiga rapidamente ensinar Deus a dançar.

(Este texto foi lido na cerimônia fúnebre de Sandra Peregrina em 2007, depois de peregrinarmos juntos no Grupo de Peregrinas e Peregrinos do Nordeste. Ela foi vítima de um câncer que parecia já ter sido vencido e era uma mulher lutadora e extraordinária).



4 comentários:

  1. Sandra Peregrina, que mulher encantadora!
    O mundo precisa de mais mulheres Sandra!
    Não é fácil ser Sandra, mas é facinante...
    Ela pode não ter vencido um cãncer, mas a vida venceu, com toda certeza!

    Ps: Tem pessoas que eu conheço que se lessem esse texto entortariam as bocas, os olhos, acho que teriam um AVC!E são os ortodoxos!
    rsrs.
    Perfeito texto, como todos os demais.

    ResponderExcluir
  2. Ah, acompanhe em www.anaconfabulando.blogspot.com a série de contos da menina Margot!
    Obrigada e abraço.

    ResponderExcluir
  3. Um dos mais belos textos que já vi. Sandra é a encarnação da mais adulta teologia infantil. A sagrada brincadeira mais seriamente divertida. Sua morte não é a vitória da tristeza sobre a alegria, mas a eternização do riso e a esperança de que, com ela, Deus aprenda a dançar. Que maravilha de texto.

    ResponderExcluir
  4. Jeyson, feliz e encabulado com os seus comentários... Esse texto é especial para mim por óbvias saudades dessas peregrinas e peregrinos tão especiais no meu andar... Um abraço.

    ResponderExcluir