segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

UM FELIZ NATAL PARA UM FELIZ ANO NOVO

La Natividad de noche (1490)
Geerting tot Sint Jans



Marcos Monteiro

Anjos e estrelas divulgaram pelas campinas próximas e pelos desertos distantes a notícia de que Deus nasceu, e desprezados pastores e estrangeiros infiéis foram averiguar.

Encontraram Deus chorando como uma criança, agasalhado com trapos no meio do frio, pobre como um pastor e peregrino como um estrangeiro.

Deram um grande suspiro de alívio, abriram um sorriso do tamanho do céu estrelado, encheram o coração de ternura e de paz, e saíram espalhando a novidade para quem quisesse ouvir.

Mas, os poderosos ficaram agitados e irritados quando descobriram que o calabouço, em que mantinham Deus aprisionado, estava vazio. Deus fugira dos templos e dos palácios para nascer em uma estribaria. Então, seria preciso urgentemente assassinar Deus, perseguição que começa com um extermínio de crianças pobres e termina com uma execução de cruz.

Com a notícia do Deus-criança, ficavam inúteis as procissões e os rituais, quando reis e sacerdotes exibiam o Deus feroz, de fortes mandíbulas e presas afiadas, conduzido por coleira, ameaçando de jogar o mesmo contra a multidão de oprimidos insatisfeitos.

O nome que deram a Deus foi Jesus (libertador) e o sobrenome Emanuel (Deus conosco) e o povo se sentiu livre da culpa dos estigmas e do medo da vida, da morte, do amor e de Deus. Caminhando com a gente, Jesus nos salvou dos medos e salvou Deus das coleiras das instituições.

Cada ano, costuramos novamente a vida, e o arremate vem através de duas festas de aniversário. Celebramos o nascimento de um novo ano e o nascimento de um novo Deus.

Primeiro é o Natal, porque precisamos apressar o ciclo, para que Jesus nasça, cresça, morra e ressuscite, o mais rápido possível. E o anúncio do Natal será sempre o prenúncio do ano novo.

Natal é festa em que anjos, estrelas, pastores e peregrinos, homens, mulheres e animais, se abraçam para celebrar a vida. Festa que precisa acontecer a cada ano, porque é necessário nascer de novo.

Tanto a alegria e a esperança, como também o Deus feroz e perigoso das instituições nascendo novamente criança, convidando-nos à responsabilidade diante da ternura da vida e da fragilidade do amor.

Feliz Natal para um Feliz Ano Novo.


Recife, 24 de dezembro de 2018.


6 comentários:

  1. Abençoada contradição de Deus... que nasce numa estrebaria junto com os animais e recebendo a visita dos pastores. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. Sempre com um texto inspirador... Bom Natal, Marcos!

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo Marcos, peçamos ao Deus Menino que irradie paz e alegria ao nosso mundo necessitado de amor e justiça. Feliz Natal para você e a Cleide. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obg pelo texto. Sempre nos fazendo pensar e nos levando a reflexão. Obg meu amigo! Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe ricamente o seu comentário sobre o nascimento de Jesus. Obrigada.Bete e Antônio.

    ResponderExcluir