sexta-feira, 1 de junho de 2018

A novidade deste dia


Marcos Monteiro


A novidade deste dia é que Mary Ruth está grávida. Grávida de vida, de cinquenta e oito anos. Medida exata, resolve a quantidade mas não detalha a qualidade de tempo, porque Meirinha é parideira, o tempo todo, até hoje no seu aniversário. Grávida de sonhos, de ideias e de pessoas, principalmente.

O nome dela é mistura de duas figuras estranhas, Maria e Rute, bíblicas e esquisitas como essa minha irmã. Maria era uma palestina que engravidava fácil, até com o Vento, e foi a mãe de Jesus. Rute era uma herege atrevida e sedutora, seduziu Noemi e Boaz, e foi a bisavó de Davi, o qual foi o tralalalalavô de Jesus. Mary Ruth vive grávida da Ruah, nos seduzindo a todas e todos, com suas artimanhas sem arte.

Rute seduziu Noemi recitando poemas de amor e seduziu Boaz cuidando dos seus pés. Talvez tenha sido assim que Jesus, esse esquisito Filho de Deus, adquiriu a mania de lavar os pés dos outros. Com poesia na conversa e com cuidado nas mãos, Mary Ruth vive nos seduzindo e nos parindo a todas e todos, e cuidando de nossos pés, mãos, olhos e caminhos.

Gravidez é um processo complicado, acompanhado de dores e sorrisos, e Meirinha às vezes dói (ou tem vez que não dói?), e a sua gravidez parece que não acaba nunca, porque criança nem sempre tem vontade de nascer. Um dia, gostaria de ter tempo de contar quantas crianças Mary vem parindo e quais as novas.

Quando eu tenho coragem, eu me penso como um feto velho, gordo e vagaroso, com a maior preguiça de sair do útero dessa irmã que seria mais nova do que eu, se houvesse lógica no tempo. E lembro então daquela Maria palestina, parideira de humanos e humanas e parideira de Deus, que engravidava com o Vento.

Mary Ruth engravida com a Terra, com a Água, com o Fogo e com o Vento, e também é parideira do humano e do divino. No útero de Mary Ruth, nós vamos nos sentindo mais pessoas, com o melhor da nossa humanidade aflorando, e vemos Deus se tornar criança, leve, livre e feliz, nessa sabedoria que os adultos reprimem.

Nessas minhas insistentes curiosidades de criança, um dia eu sonhei e vi a Ruah, e ela parecia com os cabelos de Meirinha ao vento. E olhei para Deus e ele tinha o nariz e olhar inquieto de Mary Ruth. E olhei pra Jesus e era a cara e a coragem dessa minha irmã que arranja tempo e jeito pra tudo e pra todos. E eu acordei feliz e já quase posso dizer que conheço Deus.

Mas é isso e só isso: a novidade de hoje é que não há novidade, Mary Ruth está grávida, e de cinquenta e oito anos de vida. Parabéns, minha irmã muito amada.

Recife, 01 de junho de 2018

4 comentários:

  1. Aí que lindooooo! Quisera eu receber de presente um texto lindo desses! Meire Ruth é ricaaaa! Tem tesouros em sua família. Desejo muitas felicidades pra minha linda prima...que deve dormir no formol, pois continua com o mesmo rostinho dos 20 anos. Beijo meu primo!
    Lucinha

    ResponderExcluir
  2. Lindoooo! As palavras belíssimas, mas o amor desse irmão e irmã nos encantam e nos deixam um pouco grávidas/grávidos juntos... Um abração é um feliz aniversário, Mary! Bênçãos e alegrias! ��������

    ResponderExcluir
  3. Maravilha, meu querido e minha querida!

    ResponderExcluir