domingo, 29 de novembro de 2015

QUANDO LULA FOR PRESO




Marcos Monteiro
sinalverdecaxias

Quando Lula for preso, os grupos mais conservadores e suspeitos do país organizarão um carnaval e acredito que uma multidão vai sair às ruas que quanto mais falta pão mais gente quer circo. Porque do jeito que a coisa está caminhando, Lula caminha para a prisão, com ou sem provas suficientes. Nesse dia terei que prender as lágrimas para não dar o gosto de mostrar tristeza por jogarem no calabouço um projeto de país diferente, com mais igualdade e direitos para todos do que se havia proposto até então. Não que eu ache o Brasil de Lula e Dilma o país das maravilhas. Mas, na minha opinião, houve pequenos avanços que soam demasiados para a sanha gananciosa de projetos egoístas históricos travestidos de modernos. E simplesmente não consigo nem tenho o direito de esquecer os desmandos de governos anteriores, desde a ditadura.

Os autos do processo enquadrarão Lula no crime de corrupção e mais ainda, tentarão provar que ele é o maior corrupto da história do país, o que não deixa de ser ironicamente um grande feito para um imigrante nordestino, metalúrgico, que teve a ousadia de fundar um partido de trabalhadores e de conseguir ser eleito e reeleito presidente da república, com histórica aprovação popular e histórico respeito internacional. E talvez seja essa a maior de todas as corrupções: corroeu a ideia da necessidade de mérito acadêmico para se governar uma nação. Se a característica da democracia é a possibilidade de qualquer cidadão ou cidadã assumir por votação legítima o posto de maior mandatário do país, essa corrupção de Lula consolidaria o processo democrático, o que sabemos não interessar a boa parte das elites do país.

O governo de Lula corrompeu alguns dogmas das receitas correntes conservadoras. Esse tipo de corrupção o transformou num governo herético sujeito à inquisição e às fogueiras. Ousou uma política econômica internacional não subserviente à Europa e aos Estados Unidos, não privatizou os bancos nem as maiores estatais do país, fortaleceu o mercado interno com políticas públicas sociais de redistribuição de renda, investiu na interiorização da educação superior, implantou políticas de educação técnica, incentivou a aquisição de moradia para a população mais carente e outras corrupções semelhantes, ou heresias.

Creio que a pecha de maior corrupto da história do país, que já está sendo lançada, será uma vingança cruel de um grupo que entende de corrupção mais do que ninguém, na prática e na teoria. Aliás, a colonização do Brasil foi um empreendimento corrupto e a nossa história se desenrolou em meio a atos escabrosos de arbítrio desenfreado e corrupção desmedida por parte de muitos dignitários. O atual congresso nacional pode ser analisado como composto por uma metade de corruptos e uma outra metade ainda não investigada o suficiente. Fazemos parte de um sistema cujo motor central é a corrupção e cada um de nós, em algum momento, precisamos corromper propósitos e ideais, vender a nossa alma, para sobreviver.

Acompanho a história de Lula desde os inícios e celebrei a sua vitória com muita alegria e muita esperança. Mas, apesar do balanço eufórico do final do seu mandato e da surpreendente aprovação popular que amordaçou a mídia, acumulei algumas decepções. Esperava menos popularidade e mais enfrentamento de algumas questões. A reforma ética e a reforma agrária que eu acreditava naturais para um governo popular não aconteceram. As amplas alianças para governar o impediram de tomar decisões mais contundentes, como investigar as privatizações efetuadas no governo anterior, com suspeitas de favorecimentos ilícitos para muita gente boa. A política desenvolvimentista com a abertura escancarada para o capital internacional significou muitas vezes o desmantelamento de redes efetivas da sociedade civil como aconteceu no projeto de transposição do São Francisco. Se eu me atrevesse a julgar, consideraria essas as grandes corrupções do seu governo, mas não creio que haja nenhuma acusação a caminho por essas atitudes.

Para transformar Lula no maior corrupto da história do país, os acusadores terão de fazer um trabalho hercúleo de esconder aeroportos construídos em terrenos de parentes, apartamentos não declarados no exterior, deputados comprados para manter mandatos, políticos dirigindo embriagados, passagens de aviões públicos distribuídas com pessoas da área privada sem qualquer razão convincente, e outras mumunhas mais.

A história é uma caixinha de surpresas e se Deus ainda for brasileiro (não duvido nada que qualquer dia desses lutem por seu impeachment) talvez não ocorra a prisão.  Uma operação desse teor, conduzida por tanta gente com culpa no cartório, é de um cinismo tão evidente que pode ser que alguém raciocine que, aberta a temporada de prisões, eles mesmos possam ser prejudicados. Entretanto, parece muito provável que Lula um dia possa ser conduzido à prisão. Nesse dia as elites vão organizar um carnaval e o povo mais uma vez é quem vai dançar.

Maceió, 29 de novembro de 2015.


Um comentário:

  1. Bom acho que primeiro preciso entender o que é a elite que você comenta no texto, você para mim é uma elite que pode ser cultural, econômica... Eu vi o povo nas ruas pedindo impeachment da Dilma, havia pessoas simples e pessoas mais abastadas, mas todos faziam parte do povo, ou precisamos dividí-los? Eu acredito que a prisão do Delcídio, um impeachment de um Cunha a prisão do Lula e tudo mais, vão ser coisas boas para o País. O problema reside no fato em que ninguém está discutindo reformas políticas, o povo sofre injustiça mas não vamo esquecer que foi o povo que escolheu o PT pela maioria! Há sim uma visão da maioria do povo que busca respeito aos direitos e melhoria social, se isso não existisse o PT nunca seria eleito. O povo tem poder, poder de escolher e poder de mudar o País, o que é necessário é focar em cidadânia e insistir nisso até que ela aconteça! As prisões vão ser boas para o País, só que com certeza faltará mais gente nela, como Alckimin, Aécio... Precisamos colocar esses caras na cadeia também!

    ResponderExcluir