quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O PEREGRINO ARTUR


Artur peregrina há muito tempo. Saiu diretamente das páginas da Bíblia para caminhar pelos grotões do Nordeste e atraiu um grupo de peregrinas e peregrinos ao redor de si.

Artur é índio disfarçado de europeu e tem a sabedoria bíblica do indígena, que todo o mundo sabe foi quem escreveu o livro santo e que Jesus era índio. Nas mitologias ameríndias aparecem brancos enviados pelos deuses para peregrinar com a gente. Artur é índio branco que conhece os caminhos.

Talvez seja mais preciso dizer que os caminhos conhecem Artur e se assanham para acompanhar suas passadas. Quando Artur passa, a natureza se oferece sem pudor e as árvores dançam. As frutas caem direto no seu farnel e as abelhas se afastam com delicadeza para que o mel seja colhido.

Cacique tupiniquim que não manda em ninguém, mas que as coisas sempre acontecem do seu jeito. Todo dia, o grupo de Peregrinas e Peregrinos do Nordeste escolhe um novo guia, mas cada uma só consegue guiar apoiada no seu bordão que já percorreu todos os caminhos possíveis.

Todos caminhamos sob a liderança invisível de Artur Peregrino. Sua palavra mansa se torna força de proclamação na ressonância dos missionários de todos os tempos e lugares, tipo de cantoria que convida povo antigo para novo tempo:

Quem roubou não roube mais,
Quem matou não mate mais.

Proclamação de um evangelho que nunca olha pra traz, mas indignação profética que surge quando a opressão deixa de ser disfarçada e querem barrar os caminhos. Nesses momentos, Artur se torna mais bíblico do que nunca e a coragem de quem caminha com Javé enfrenta o poder de quem só entende de sinalização (“pare”, “siga”), como se peregrinação entendesse de placas.

Os pés de Artur sofreram cirurgias capazes de imobilizar qualquer um, mas a peregrinação tem de continuar e Javé lhe emprestou um pouco do barro criador e lhe mostrou seus segredos mais secretos. E no caminho, o peregrino Artur faz aquelas aplicações de argila que todos os santos, profetas, índias e bruxas sempre conheceram, e caminha.

Quando não está caminhando, Artur Peregrino está dando aula na Universidade Católica de Pernambuco e eu gostaria de assistir para ver se ele consegue ficar parado. Qualquer dia desses, ele rompe os limites das paredes e sai assim um professor meio aristotélico, meio peripatético, meio peregrino.

Porque eu sei um segredo desses que todo mundo sabe. Artur nunca vai morrer porque nunca aprendeu, só sabe viver e peregrinar. Um dia ele vai organizar uma peregrinação pela Via Láctea e claro que um bocado de gente boa vai participar. Algumas pessoas bem famosas que eu sei já fizeram inscrição: A Virgem Maria, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

2 comentários:

  1. Os peregrinos têm muito a dizer do que vêem, do que trazem dentro de si, o compartilhar a estrada e a sabedoria com aqueles que não têm coragem de partir.

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, pode deixar um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Abraço.
    António.

    ResponderExcluir