quarta-feira, 31 de julho de 2013

Quando o Brasil ganha da Argentina

jornaloexpresso


Quando o Brasil ganha da Argentina, nem Josilda agride Juca nem Juca xinga Josilda.  O harmonioso casal se abraça apertadamente e se beija sofregamente e se mantém em paz pelo menos por uns quinze dias. O sorriso da Vila verdeamarelece e há uma efusão de cumprimentos e de votos de boa vontade circulando gratuitamente entre todos os moradores.                                

E quando o Brasil ganha da Argentina jogando bem e partindo pra cima, como na quarta-feira passada, 25 de julho do ano 2000, até o salário mínimo fica menos mínimo e o Brasil tem jeito e a CPI do narcotráfico não terminará em pizza. Ronaldinho Gaúcho deu banho de cuia na inflação, Vampeta fez dois gols na eterna corrupção que ronda os nossos poderes e Alex mostrou que o brasileiro tem muita cabeça até mesmo para virar o jogo da história.

Cada jogador da seleção joga parecido com algum jogador da Vila Maravila, que todos somos jogadores, mas tem alguns que não seriam nunca escalados pelo técnico Poeira no Maravila F. C. Já Rivaldo, o melhor do mundo, é craque mesmo porque bateu bola por aqui  com o Cocada e o Cocada disse que o camarada joga de verdade. Deve de estar cansado porque ele joga muito melhor do que isso. Ronaldinho e Alex fizeram uma tabela que lembrou a tabela entre Júlio e Mineiro na semana passada, no terceiro gol do Maravila,  na partida contra o Ipiranga, na casa do adversário. De todo jeito, o Brasil fez o que devia fazer e o técnico não conseguiu atrapalhar muito.

No outro dia em todas as rodas da Vila o assunto ainda era o futebol e não podia faltar comentários sobre a questão salarial. O que o pessoal não entende não é a diferença entre salário de jogador de futebol e salário de balconista, por exemplo. Ninguém entende na Vila é porque jogador de futebol ganha salário, já que todo mundo é jogador de futebol. Doutor Rildo atende na clínica de manhã e de tarde e joga futebol de salão toda noite e futebol de campo todo domingo no Maravila F. C. Ala direita mais técnico e mais inteligente do que Cafu. Professor Edivânio ensina matemática e joga futebol, Givaldo é eletricista e joga futebol, Galdino é pedreiro e joga futebol. Todo mundo joga futebol e ninguém ganha dinheiro jogando, só trabalhando. O pessoal da seleção não faz nada, só joga futebol, e ainda ganha dinheiro!?

Paranísio, socialista convicto, presidente do sindicato dos ambulantes de Vila Maravila, diz que a revolução socialista acontecerá logo depois de um jogo entre Brasil e Argentina. Nem antes, nem obviamente durante, mas depois de qualquer jogo entre os dois, qualquer que seja o resultado. Se o Brasil perder, o ódio acumulado durante a partida desencadeará a sangrenta revolução; se ganhar, faremos a revolução à brasileira, com muito samba, alegria e ginga de corpo. Se empatar.... Bem, jogo entre Brasil e Argentina nunca empata  se empatar é capaz de dar confusão e a revolução começar ali mesmo, no campo, envolvendo os argentinos. E aí veremos como ficarão as relações internacionais.


(Esse texto se encontra no livro “Vila Maravila: um lugar diferente e cheio de graça”. O livro pode ser adquirido em contato com o autor ou na Livraria Nobel, Av. Getúlio Vargas, 2410, Feira de Santana – BA. Da mesma maneira você pode encontrar o segundo volume: “Vila Maravila: gols de esperança no campo da vida”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário