sexta-feira, 12 de julho de 2013

OS DIREITOS DO MICO-LEÃO DOURADO



passeiweb

Marcos Monteiro*

Uso o direito e a autorização que recebi de produzir esse texto semanal para conclamar a todos e a todas a promulgarmos juntos os direitos do mico-leão dourado.

ARTIGO PRIMEIRO

Todo mico-leão dourado tem o direito de ser mico e ser leão ao mesmo tempo, ou de pagar o mico de ser mico e pagar o preço de ser leão. Ou ainda, o direito a todos os micos do mico e a todos os urros do leão.
            
ARTIGO SEGUNDO

Todo mico-leão tem o direito de ser dourado, ou a plumas e paetês na avenida e a corridas e rugidos na floresta. Ou ainda, direito a todo exibicionismo histriônico e a toda demonstração da força do direito.
            
ARTIGO TERCEIRO
            
Todo mico-leão dourado tem direito ao tempo e ao espaço, ou o direito de ter tempo para os seus tempos e espaço para os seus espaços. Ou ainda, direito de ter tempo para o espaço e espaço para o tempo.

ARTIGO QUARTO

Todo mico-leão dourado tem o direito de exercer a sua sexualidade, ou o direito de viver a sua sexualidade como mico entre micos e micas, ou como leão entre leões e leoas. Ou ainda, se bem entender e bem quiser, tem o direito de viver a sua sexualidade como mico entre leões e leoas, ou como leão entre micos e micas.

ARTIGO QUINTO

Todo mico-leão dourado tem o direito de habitar, ou o direito de escolher a sua habitação dentro do sistema ecológico a que pertence. Ou ainda, tem o direito de permanecer no seu habitat mesmo quando um companheiro ou uma companheira morre.
            
ARTIGO SEXTO

Todo mico-leão dourado tem o direito de escolher a sua ocupação, ou o direito de se ocupar da vida como mico ou como leão. Ou ainda, tem o direito da ocupação sem a preocupação de ser interditado. Ou ainda e ainda, todo mico-leão é polivalente, portanto, não sujeito a restrições ocupacionais.
            
ARTIGO SÉTIMO
            
Todo mico-leão dourado tem o direito de viver a alegria do mico e a seriedade do leão, ou o direito de ser importante para todos assim como é. Ou ainda, o direito de ser mico e leão, ao mesmo tempo ou em tempo separados, e dourado em qualquer modo de ser. Ou ainda e ainda, o direito de nos demonstrar a possibilidade da sociedade do amor e da tolerância, sob o governo da alegria.
            
ARTIGO OITAVO
            
Todo mico-leão dourado tem o direito de ser diferente, ou o direito de evidenciar que o equilíbrio do planeta depende da convivência de contrários. Ou ainda, o direito de sugerir que a sociedade humana poderia ser o lugar da celebração da alteridade.
            
ARTIGO NONO
            
Todo mico-leão dourado tem acima de tudo o direito de viver, ou a ter uma qualidade de vida igual a qualquer outro ser do planeta. Ou ainda, o direito de não ser cerceado, capturado, aprisionado, caçado a tiros, exterminado por ser mico-leão dourado. Ou ainda e ainda, tem o direito de nunca pretender ser exótico, apenas mico, leão e dourado, tudo ao mesmo tempo.
            
ARTIGO DÉCIMO
            
Todo mico-leão dourado tem direito a todos os seus direitos.
                       
Promulgada aqui e agora a sua carta de direitos, sugiro que todos e todas comecemos imediatamente a lutar pelos direitos do mico-leão dourado, e ainda a lutar para que pelo menos esses mesmos direitos sejam aplicados aos homossexuais. E ainda e ainda, que a carta de direitos dos homossexuais seja pelo menos maior do que a do mico-leão dourado.

       (Esse texto foi produzido em Feira de Santana, em 13 de junho de 2008, portanto antes das conquistas de alguns direitos dos homossexuais. Mesmo assim, o preconceito ainda continua e é preciso se lutar contra e se pronunciar pelos direitos adquiridos para serem aplicados com mais alegria)
           
*Marcos Monteiro é assessor de pesquisa do CEPESC. Mestre em Filosofia, faz parte do colégio pastoral da Comunidade de Jesus em Feira de Santana, BA e do grupo de pastores da Primeira Igreja Batista em Bultrins, Olinda, PE. Também faz parte da diretoria da Aliança de Batistas do Brasil e é membro da Fraternidade Teológica Latino-Americana do Brasil.
CEPESC – Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. E-mail cepesc@bol.com.br, site www.cepesc.com.
Fone: (71) 3266-0055.

Um comentário:

  1. Olha só, faz um tempinho que não comento por aqui...É o tempo raso da vida pós-moderna...Mas, em tempo estou aqui, comentando outra vez!

    Adorei a brilhante associação que Marcos fez entre o Mico- leão e os/as homens/mulheres! Fiquei refletindo seriamente a questão (quantos direitos os animais [incluindo os humanos] possuem direitos e até um certo nível de respeito, hein?), como também não pude não analisar os recursos linguísticos e semânticos que ele utilizou (afinal, quero aprender, né? rs). Homossexualidade não é, para mim, um tema profundo, acho-o muito simples, são nossos rótulos e preconceitos que complicam tudo...Exemplo disso foi a forma simples e linda com que Marcos abordou a questão. Salve os micos, os perus, os veados, todos os animais coloridos! E salve ainda mais os homens e mulheres coloridos! Eu os amoo!

    ResponderExcluir