segunda-feira, 15 de julho de 2013

AVENTURAS E DESVENTURAS DE JACÓ - IV

Uma sociedade bem desigual
Gn 28, 1-22

Fugindo, o futuro patriarca Jacó torna-se um destituído e um desamparado.  Em busca do futuro perdeu o presente e não tem família nem lugar.

Mas ainda tem os sonhos e a Bíblia é a narrativa das pessoas que sonham. Nesse sonho Javé lhe aparece e lhe confirma o futuro. E ele tem uma outra visão do presente.

Sonho de escadas em que anjos sobem e descem, em que as coisas se misturam e a realidade é maior do que si mesma. O Deus dos céus passeia pelos campos da terra.

A teofania muda-lhe a perspectiva mas não muda seu modo de ser. Ele fica impressionado e propõe uma sociedade a Javé.

Javé aceita um acordo em que todas as vantagens parecem estar do lado de Jacó e todas as responsabilidades do Seu lado.

Surpreendente esse Deus que entra no jogo do ser humano e que aceita as condições do mais fraco sem nenhuma hesitação.

conhecimentoegraca

“Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte para a casa de meu pai, então Javé será o meu Deus; e a pedra que erigi por coluna, será a casa de Javé; e a pedra, que erigi por coluna, será a casa de Javé; e de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo” 
(Gn 28, 20-22).

Jacó é o fugitivo capaz de sonhar com a cabeça na pedra e sonho é o mistério que muda as cores da vida.

No sonho, Javé lhe promete a terra e o futuro. Quando desperta, Jacó muda sua visão do mundo. Agora, vê toda a terra como lugar de Javé e se apropria do Deus de seus pais.

Imediatamente, transforma a pedra dos sonhos em altar e oferece libação. E propõe uma sociedade para Javé.

Javé seria responsável por lhe garantir a vida – casa, comida e roupa – e a volta para a terra dos pais.

Por compensação, propõe a Javé a pedra dos sonhos como templo e altar e dez por cento de tudo que Javé lhe ajudasse a ganhar. Estranhamente, Javé aceita.

Mas, também, que se pode oferecer a quem é o dono de tudo? Jacó nem percebe o seu atrevimento e Javé certamente se diverte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário