quarta-feira, 26 de junho de 2013

A VILA MARAVILA NAS RUAS

Foto Taís Paranhos

Quando vi o povo na rua em manifestação crescente contra aumento de passagem, claro que sabia que o povo combativo da Vila Maravila estaria participando, sob a liderança do líder socialista, o folclórico Paranísio (como gosta de se definir), mas tinha curiosidade sobre a pauta.

– Tarifa de passagem – pastor – me explicou devagar, daquele seu jeito paciente e irreverente – tem direita e esquerda. Na direita, depois da vírgula, os centavos. Na esquerda, o real. Nossa luta é sempre pela esquerda, queremos tirar o real e deixar os centavos. Passagem de vinte centavos, isso sim é bandeira de luta, por enquanto. Depois a gente desmancha esse negócio de transporte público ter preço. Onde já se viu? Ser público e ter tarifa? Pra que a gente paga imposto? Pagar passagem de ônibus é pagar duas vezes.

As faixas do pessoal, portanto, e o pessoal é bom de faixa, tem sempre esse tom: “POR UMA PASSAGEM DE VINTE CENTAVOS”, “TRANSPORTE PÚBLICO PARA O PÚBLICO”, “O POVO TEM QUALIDADE, O TRANSPORTE PRECISA” e “NÃO DEVIA PAGAR NADA PELO MEU DIREITO DE IR E VIR”.

Paranísio estava visivelmente contente pela manifestação, mas ainda cauteloso sobre se era o momento do socialismo chegar. Todo o mundo sabe que Paranísio espera que a qualquer momento o mundo será socialista e qualquer sinal ou evidência é benvinda.

– Sei não, pastor, sempre tem que se ficar meio desconfiado com essa direita. Ela não é boba. Não viu que começou até a apoiar o movimento? Apoiar desapoiando, claro. Tem mais mobilização do que violência e tem mais repressão do que garantia no movimento. Mas nos noticiários tem mais violência e menos repressão. A polícia aparece de boazinha e a meninada de “vândalos”. Você sabe, pastor, que todo movimento tem gente descontrolada... e outra coisa, sempre aparece “vândalo” contratado pela direita para desmoralizar movimento.

E Paranísio começa a raciocinar com a experiência de quem já está acostumado a uma militância de que o seu sindicato dos ambulantes e seu “socialismo de vergonha” nunca abriu mão.

– Veja, pastor, essas imagens (e a televisão transmite uma cena em que um grupo de jovens quebra máquinas de um banco). O banco quebra a gente todo dia, mas quando a gente quebra um banco sai na televisão. Outra coisa, quem quebra banco de verdade é banqueiro corrupto, confiando que o governo vai ajudar – e tem ajudado mesmo – essa meninada só quebrou umas maquinazinha... Mas nesse sistema capitalista, máquina e dinheiro é mais importante do que gente...

Bem, eu sei que Paranísio e a turma toda vai combater aguerridamente, mas sem quebra-quebra.

– Calma, pastor, a gente não é burro... a gente não é contra infra-estrutura... a gente quer infra-estrutura de serviço... No socialismo, máquina de banco não manda, mas pode servir ao povo e não aos banqueiros...

Quando eu falei que tinha gente falando em “impeachment” de Dilma, Paranísio sorriu com pena da minha ingenuidade.

– Isso é discurso de direita, pastor. Tirar Dilma pra botar quem? A companheira Dilma tem os seus equívocos, mas não são desses equívocos que o pessoal reclama não... muita gente quer mudar pra pior... Veja essa história de Copa do Mundo e Copa das Confederações. Futebol é coisa boa e coisa que o povo gosta... o problema maior é a facilidade de construir estádio e a dificuldade de construir hospital... Mas vamos e venhamos todo esse pessoal contra Dilma não é contra a Copa no Brasil... de jeito nenhum... Ninguém tá nem aí se o preço a pagar depois por ser sede de Copa for grande demais.

E continua raciocinando, lembrando que para o pessoal da Vila Maravila o problema não é o salário desproporcional que o jogador de futebol ganha, o escândalo é jogador ter salário, já que todo brasileiro joga bola. Todo mundo trabalha duro e joga bola. Pois bem, pergunta a Vila inteira, porque o pessoal que somente joga bola sem trabalhar é que recebe salário... e os melhores salários?

– Veja bem, pastor, o pessoal tá pagando uma fortuna nos estádios para assistir milionário jogando bola. Todo mundo milionário, menos o pessoal do Taiti... Todo mundo sabe aqui na Vila que as duas seleções que podem enfrentar o Maravila F. C (para o pessoal, o melhor time do mundo) de igual pra igual é o Brasil e a Espanha... mas ninguém fez passeata pra baixar preço de ingresso porque gosta muito de futebol... Agora me diga... Isso é ou não é uma contradição desse sistema capitalista?

– Então, adianta impeachment? Tira Dilma e bota quem? Alckmin e Hadad tavam juntos no mesmo microfone tirando vinte centavos da passagem... coisa de direita... se fosse de esquerda tirava o real e deixava só os centavos... Já pensou? Hadad e Alckmin juntos? Então, adianta impeachment?... tem de mudar é o sistema... não adianta nada mudar a farinha se não mudar primeiro o saco furado...

Pensativo e com minha mania de teólogo que gosta de textos bíblicos, lembrei da fala de Jesus que diz que não se pode colocar vinho novo em odres velhos, senão o vinho arrebenta o odre, e fico meditando sobre o que isso pode nos dizer diante da Vila Maravila e desse líder folclórico, Paranísio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário