terça-feira, 21 de setembro de 2010

As dores do mundo

Mateus 5, 4

“Felizes os que choram porque serão consolados”.


Os caminhos da vida apontados por Jesus são caminhos estranhos.

Ser feliz chorando parece uma dissonância. Manter o coração úmido e o olhar disposto às lágrimas não parece ser melhor do que aprender a se endurecer diante da dor e do sofrimento.

Mas, aprender a chorar, como caminhante que desce da montanha sagrada, é descobrir que a dor tem lado e se dispor a ficar do lado de quem chora e não de quem faz chorar.

Chorar a dor do outro é passo no caminho da solidariedade. Teimar em ser sensível é não se acomodar nem se alienar diante da dor da vida e da estrutura de dor montada pela sociedade desumana.

Chorar, então, passa a ser suspiro de humanidade, vigilância de corpo e consciência para que nunca se petrifiquem.

Entretanto, é preciso chorar também a nossa própria dor e a dor que causamos. Somos seres doloridos que fabricamos dores.

Deixar as águas da impotência e do arrependimento irromperem como lágrimas é sempre lavar os canais de comunicação para o mistério dos nossos sofrimentos mais profundos.

Porque não somos apenas prazer e alegria, mas também dores. E as dores que levamos e as dores que somos também precisam ser lavadas pelas lágrimas.

Os que choram serão consolados. Não é o choro que traz a felicidade, mas a consolação do Pai, à espreita apenas de quem tem a coragem de chorar.

Jesus chorou, diz o evangelho de João, diante da morte do amigo. Na nossa herança cristã, um Deus que é homem é um Deus que chora e entende a importância das lágrimas e da consolação.

Os caminhos para a totalidade e exuberância da vida passam pelas trilhas e abismos do sofrimento humano e humanizador.

Precisamos experimentar, no profundo mistério de um olhar que explode em lágrimas, pela força de um corpo que sangra até a morte, o mistério cotidiano de uma consolação e de uma ressurreição.

4 comentários:

  1. Sempre me confundiu estas aformações quase paradoxais das bem-aventuranças...

    Os que choram serão consolados? Ficava pensando indignado nas pessoas que eu sabia que iam chegar ao fim da vida sem ter este esperado consolo.

    Mas o choro e a consolação vindos da sensibilidade para com a dor do próximo, nossa, não tinha atentado para isso ainda...

    Valew cabra da peste!

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto... sobretudo para um coração que anda um tanto úmido ultimamente!

    ResponderExcluir
  3. Texto inspirado, precisamos comprender melhor nossas dores e aprender a compartilha-las.

    ResponderExcluir
  4. Bom texto!

    Iluminação em: "o mistério cotidiano de uma consolação e de uma ressurreição."

    Me fez lembrar que Jesus chorou mesmo sabendo que iria ressuscitar seu amigo, mais um mistério e ao mesmo tempo uma demonstração da beleza do corpo e da natureza. Não para falar mais nada, vai além da minha cabecinha- risos.

    Abraço Marcos!

    ResponderExcluir