quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Balanço do ano do governo FHC

esporte


Como se aproxima o fim do ano, o povo da Vila Maravila se reúne para discutir política, o que é praticamente sinônimo de discutir futebol, a paixão política da Vila, compartilhada até por Paranísio, embora com uma certa discrição.

Não há dúvida de que o governo está quase sem prestígio na combativa Vila, cujo time, o Maravila F.C, não conhece há muito tempo o que é derrota.

Não se pode dizer o mesmo do Brasil e a culpa, claro, é do governo. Também quem manda votar em intelectual. Todo o mundo sabe que intelectual só sabe ler e só lê tanto porque nunca aprendeu a jogar futebol.

Por isso, não é de admirar o que perdemos. Perdemos as olimpíadas, a libertadores, a votação para o melhor jogador do mundo (também o pessoal que vota não conhece Cocada), a posição no Ranking da Fifa, sem falar em empresas lucrativas privatizadas por bagatela, e ainda fomos derrotados na saúde inadimplente, no emprego inadequado, nas vagas para escolas etc.

A única coisa que salvou o governo foi a vitória de Guga, o que se não melhorou a popularidade do FHC, pelo menos ajudou a diminuir o índice de rejeição.

Depois disso, uma deslumbrada e inadvertida ONG estrangeira doou milhares de bolas de tênis para o Sindicato dos Ambulantes de Vila Maravila que já distribuiu as bolinhas amarelinhas com os moradores que têm crianças, bolinhas acompanhadas de suas inseparáveis raquetes.

Só tem um único porém. Se o objetivo era incentivar o desenvolvimento do tênis dificilmente será alcançado.

Agora dá gosto de ver o modo como todas as crianças da Vila Maravila praticam o tênis.  Fazem embaixada com a bolinha de tênis, rachas diversos com a bolinha amarela, treinam chutes, cabeçadas, dribles, passes de calcanhar. Só não metem a raquete na bolinha que bola, todo o mundo sabe, tem de ser tratada com carinho e leveza e com os pés. A raquete serve para marcar o lugar das traves e outras coisas mais.

Se continuar assim, Guga poderá no futuro se orgulhar de, através da gugomania, ter revitalizado o futebol do país.

(Esse texto se encontra no livro “Vila Maravila: um lugar diferente e cheio de graça”. O livro pode ser adquirido em contato com o autor ou na Livraria Nobel, Av. Maria Quitéria, 2013, Feira de Santana – BA. Da mesma maneira você pode encontrar o segundo volume: “Vila Maravila: gols de esperança no campo da vida”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário