segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AVENTURAS E DESVENTURAS DE JACÓ – VII

Os caminhos de voltar: o acerto de contas com Labão
Gn 30, 24 – 32,2 

O patriarca Jacó está prestes a encerrar o seu tempo de aventuras em terras estranhas. Em uma contabilidade complicada, alegrias e tristezas, vantagens e desvantagens, precisam ser entendidas e computadas. Duas mulheres e onze filhos são uma considerável riqueza, mas o restante pertence a Labão: ovelhas, cabras, terra, tudo.

Labão combina um salário (primeiro salário em vinte anos) para Jacó ficar, e este faz desse salário sua oportunidade de se tornar enfim um rico patriarca. O preço a pagar agora é a inimizade da família das suas mulheres: seu sogro Labão e os filhos deste.

Nas caladas da noite, Jacó empreende o caminho de volta: mais uma fuga na sua vida e Labão o persegue, mas não lhe faz mal porque Javé aparece em sonhos e proíbe-lhe  qualquer dano a seu amigo e sócio.


arsenal-12

“Então, ouvia Jacó os comentários dos filhos de Labão, que diziam: Jacó se apossou de tudo o que era de nosso pai; e do que era de nosso pai juntou ele toda esta riqueza. Jacó, por sua vez, reparou que o rosto de Labão já não lhe era favorável, como anteriormente. E disse Javé a Jacó: Torna à terra de teus pais, e à tua parentela; e eu serei contigo” 
(Gn 31, 1-3).

Enfim, a bênção e ação de Javé torna Jacó uma pessoa rica e poderosa, mas isso acontece através de uma série de truques: varas descascadas de álamo, de aveleira e de plátano fazem as ovelhas e cabras produzirem ovelhas negras e cabras salpicadas, listadas e malhadas. As narrativas populares são assim: cheias de sortilégios e truques mágicos. Truques de Jacó e de Javé.

Finalmente, depois de tanto tempo, Javé se dispõe a corrigir todos os sofrimentos causados pela injustiça do esperto e poderoso Labão. Mas Labão não se conforma e sai ao encalço de Jacó e dos bens que julgava seus.

O discurso e a ação de Labão merecem um exame. O poderoso Labão e os seus filhos achavam que Jacó procedera fraudulentamente. A ética tem geografia e sociologia, e quase sempre é concebida a partir desses espaços. Quando a moral é propriedade da instituição patriarcal, o estrangeiro, sem direito e sem lugar, é penalizado.

Labão admite que enriqueceu às custas do trabalho de Jacó, mas ao mesmo tempo trata o mesmo como um ladrão de pessoas e de animais. A ação de Javé leva à conciliação entre as partes. Um monte de pedras sela um pacto de paz, Labão beija filhas e netos e volta para casa, enquanto Jacó segue caminho de volta.

Mais uma vez Jacó vê anjos e exclama: Esse é o acampamento de Javé e dá o nome de Maanaim àquele lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário