sábado, 17 de julho de 2010

A polissemia da polissemia


Os textos não dizem sempre as mesmas coisas, como as coisas não dizem sempre os mesmos textos. Textos são colibris e coisas são flores e os colibris vão e voltam, enquanto as flores balançam, mostrando-se e se escondendo.

Quando os textos alados desejam transformar em mel o pólen das flores, pousam sobre tantas flores e polinizam tantos canteiros, que o jardim se espalha em profusão pela vida, cores e sons que começam e recomeçam à procura da procura.

Os textos sempre não dizem as mesmas coisas, quanto as coisas sempre não dizem os mesmos textos. Um texto é ventania, enquanto a coisa é saia rodada, em tantas cores para tantas rodas.

Quando a saia rodada toureia o vento impetuoso e abraça brejeira o texto emparelhado, os ensaios dos ensaios podem ser multiplicados até que a imprecisão do espetáculo final não finalize nada.

Os ditos são textos insinuando coisas, da forma que os dizeres são coisas insinuando textos. Textos são líquidos e coisas são imagens, as águas banham as imagens até formarem um rio a desaguar em qualquer mar.

Quando as marés avançam em ritmos irregulares e convidam as ondas a imaginarem chãos, uma chuva de chuvas desaba sobre os sentidos, a tropegar passadas e umedecer esperanças.

Os textos não coisam os mesmos ditos, de modo que as coisas não textam os mesmos sempres. Os textos são espaços e as coisas são tempos e os espaços e os tempos se relativizam sob a gravidade da gravidade.

Quando os espaços se espalham sobre os relógios da humanidade e estabelecem períodos caóticos, a transgressão do mesmismo engravida a vida e a dádiva do sempre encurta e encomprida os ditos.

Os textos e as coisas dançam de mãos dadas ou nem sempre dão as mãos ou dançam.

Os textos não precisam das coisas, sempre, mas as coisas sempre precisam dos textos.

As coisas não precisam dos textos, sempre, mas os textos sempre precisam das coisas.

E o sempre precisa de textos e de coisas.

3 comentários:

  1. Vc é um texto que diz muito mais que a coisa que vc é... e o texto diz e desdiz todo o tempo, o tempo todo!!!
    Nós é que sempre precisamos ler vc!!! Sempre!!!
    Um bjo grande!!!

    Adoroooo os Linguisticandos....

    ResponderExcluir
  2. Alguns textos e coisas nos marcam. E alguns desses Marcos são muito especiais.

    ResponderExcluir
  3. Amanhã na Universidade farei uma prova sobre estudos de Semântica, onde a polissemia faz pate do leque de assuntos.
    Seu texto muito me ajudou...Revisão gostosa lê-lo!
    Fantástico!

    ResponderExcluir