domingo, 5 de julho de 2020

A BÊNÇÃO MINHA MÃE, OU A CELEBRAÇÃO DA DECADÊNCIA NA ERA DO CORONAVÍRUS



Marcos Monteiro


Ontem, antecipamos a festa do aniversário de 95 anos de minha mãe, Honorina. Embrulhamos as idades em décadas e comemoramos os fechamentos de modo diferente.  E, se a vida é um ciclo, aos cinquenta anos levamos o sentimento de cumprir o tempo de ascender e começamos a cadência da descida. Mas, se por um lado, a visão da morte no fim do ciclo começa a se tornar mais nítida, descobrimos, por outro lado, a possibilidade de uma nova leveza, a desnecessidade de prestar contas demais e a chance de viver com menos culpas. Então, na descida da vida, ao nos sentirmos decadentes, somos convidadas à celebração da decadência.

Neste ano de 2020, duas décadas fechadas do século XXI, três matriarcas de minha família completaram diferentes décadas, com celebrações especiais em datas diferentes. Minha tia, Miriam Lemos, a mais nova e mais linda das filhas de vovó Mariquinha (exceto minha mãe em seus 95 anos, a cinco do centenário que comemoraremos) fez oitenta anos. Minha irmã mais velha, Ana Maria, em sua digna e bem humorada maneira de mandar em todos nós, fez setenta. E minha irmã mais nova, a mais linda e fascinante de todas as matriarcas da família, completou sessenta anos e celebramos muito sua decadência. Hoje, a minha matriarca mais amada, Honorina, completa 95 anos, com o olhar bem aberto, e com músicas e conhecimentos bem escondidos de nossa inesgotável curiosidade.

Faço parte de uma família nordestina, elegantemente matriarcal, e sou um dos chamados “manicacas”, no idiomês potiguar, homens dominados pelas mulheres, com muita honra. Completarei sessenta e nove anos, em outubro, vivendo alegremente minha inexorável decadência. Fui descobrindo surpreso, nessa Era do Coronavírus, nessa Idade do Bolsonauro, que pertenço ao grupo de risco.

No início pensei que seria o risco maior de ser contaminado, mas fui percebendo pouco a pouco que levo o risco de contaminar a humanidade com a minha dança decadente. Logo no início da quarentena, apelidado decentemente de “isolamento social”, andei inocente à procura de uma farmácia para comprar medicamentos, e alguém, jovem, num automóvel qualquer, gritou “vá para casa, seu velho idiota”. A partir desse dia, comemoro a minha decadência em casa, saboreando feliz meu cuscuz com ovo e meu feijão com arroz, preparado por minha filha.

Tenho pensado, desde então, dos riscos que trazemos, o perigo de contaminar mais e mais pessoas com lembranças e esperanças. Talvez não seja o contágio do vírus o que mais assuste os outros.

Cada vez mais socialista (nenhum decadente perde fácil suas manias), sou testemunha de uma história que sempre usou o medo de nossa crítica radical do capitalismo para mais fortemente oprimir as vítimas desse sistema maligno. A ditadura, essa que dizem que nunca existiu, usou o pretexto do combate à nossa mensagem de esperança, para mais torturar e mais vitimar as populações vulneráveis. E cada vez mais cristão e cada vez mais pastor, com as devidas ressignificações que a cadência da vida me propôs, sou provavelmente mais perigoso ainda, por saber de uma igreja evangélica tão alienada, omissa, preconceituosa e intolerante quanto a atual.

Apenas menor e com menos poder público, a igreja evangélica celebrou a ditadura militar com uma voracidade feliz. Mas, nessa ciranda da decadência, posso também testemunhar que havia resistências, corajosas, belas, que pagaram preços altos por viverem a fé, o amor e a esperança até as últimas consequências.

Bem, mas hoje minha matriarca Honorina completa noventa e cinco anos e sei que o matriarcado carrega forças e segredos, aliados a uma gentileza e elegância sutis. No meu deslizar pelas décadas, minha esperança socialista é cada vez mais matriarcal: a revolução virá das mulheres. Na minha família, todas as mulheres ocupam lugares estratégicos, e sei que na hora que decidirem, nós, os manicacas (assumidos ou não), seremos compelidos a melhorar o mundo.

A bênção, minha mãe, minha matriarca lindíssima, em seus silêncios de olhos vivos, escondendo na profundidade de seu corpo e de sua alma, danças, músicas, hinos, poemas, versículos, mensagens infinitas de graça e de alegria, convite a uma ciranda sideral de celebração da decadência. Feliz aniversário.

Recife, 05 de julho de 2020. 



21 comentários:

  1. Rindo muito com esse texto, parabéns a todas essas mulheres.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!! E ela merece.
    Deixei um comentário lá face.
    Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Parabens D.Honorina. Mulher exemplo q soube dar ao mundo seus filhos, seres humanos diferenciados, da melhor qualidade. Deus te honre agora e sempre. Sinto por não poder conviver presencialmente com tds vcs

    ResponderExcluir
  4. Feliz aniversário e parabéns! Um abraço e um cheiro em Dona Honorina.

    ResponderExcluir
  5. Aqui liberando meus neuropeptídeos e ativando a dopamina e a serotonina. Reflexão bem humorada e própria da decadência animada nos seus contornos. Mulheres em seu lugar! Mães de filhos reconhecidos e amorosos. A bênção D. Honorina!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, muitas bênçãos do nosso bom Deus na vida de dona Honorina!!!🎊🎊🎊

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo irmão. Nas lembranças que me afetam tem uma que dói, quando dei uma péssima impressão a você, no desejo de não ser vista como forte e mandante em um serviço de coordenação na peregrinação do Piauí. Eu sempre soube desse mal entendido, mas nunca soube resolver. Essa quarentena tem trazido a tona mais do que podia perceber em tempos pré pandemia. Amo seu jeito de escrever, sinto-me tão perto das cenas que seus textos montam... Gratidão

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Cris, que privilégio sua resposta nesse blog... Eu só creio que você tinha o direito de rejeitar... E as lembranças que guardo de você são todas belíssimas...

      Excluir
  9. Na minha decadência de 71 anos, você me presenteou com o honroso título de nanica. Minhas mulheres, entenda-se, esposa e cinco filhas, são lindas matriarcas. E haja netos e bisnetos. Parabéns a dona Honorina. Que texto edificante e divertido. Obrigado, Marcos.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, dona Honorina, pelos seus 59 anos bem vividos!
    A senhora merece as filhas e os filhos que têm e que fazem tanto bem ao nosso coração, juntamente com a senhora!
    Não é todo mundo que tem um filho que brinca assim com as palavras!

    ResponderExcluir
  11. Só não entendo a razão de o algoritmo estar assim tão atrasado no tempo: agora já são 22h13! Deve ser "culpa" da inteligência humana!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Marcos! Parabéns Dona Honorina! Felicidades!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns D.Honorina ! Que Deus a abençoe com seus anos de vida ; e que venham mais e mais . Felicidades ...

    ResponderExcluir
  14. Parabéns D.Honorina, pelos seus anos de vida ; Que Deus a abençoe, e que venham mais e mais ; Felicidades ...

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Dna Honorina, pela vida, pela familia. A você Marcos Monteiro, sou um dos seus abençoados ex-alunos da EBD na I.B.C (Recife), onde colhi muitos momentos de sabedoria transmitidos por você. Parabéns. Grande abraço. Beto Sales.

    ResponderExcluir
  16. Que texto meu primo! Tia Honorina é exemplo de mulher forte. E tenho um orgulho danado! Corre em minhas veias, o DNA do sangue dessas mulheres maravilhosas de nossa família. Eita que também sou a matriarca dos meus irmãos....hehehe todos manicacas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Lucinha, eles devem ter o mesmo prazer que tenho de ser manicaca...rsrsrs

      Excluir