sábado, 20 de outubro de 2018

DIÁRIO DE UMA ELEIÇÃO ESTRANHA 6

santanopolis


UM EXÓTICO CHAMADO SINVAL

Marcos Monteiro

Quando vi a transmissão do bacanal do impeachment e ouvi um atual candidato a presidente vociferar a favor da tortura e homenagear o maior torturador que conhecemos,  lembrei das ruas de Feira de Santana e do pequeníssimo comércio de Sinval Galeão.

Ele foi torturado na ditadura porque era comunista, fazia parte da Raça de Humanos Exóticos, mas era somente um micro comerciante e um macro amigo meu e de tantas e tantos. Como pedagogia, a tortura demonstrou ser inútil, nem conseguiu informações ou delações, nem destruiu a humanidade e a amorosidade de Sinval, fiel em compromissos e amizades. Conseguiu deformar os seus dedos, sem deformar a sua alma.

Nunca deixou de lutar por um Brasil melhor, mas sofreu um AVC que o levou à morte.  No seu enterro os amigos choraram e trouxeram histórias de coragem e ternura. Fui amigo de Sinval, então não tenho condição nenhuma de votar em quem elogia a tortura, e sou amigo do amor e da vida. Portanto, sem nenhum ódio e sem nenhum medo, voto em Haddad. Voto 13.

Recife, 20 de outubro de 2018

3 comentários:

  1. Sintético, profundo e inspirador, Marcos!

    ResponderExcluir
  2. Sinval Galeão, meu amigo de muitas vivências sempre soube fazer auto crítica, por isso se afastou firmemente do PT, assim que percebeu o engôdo preparado por esse partido. Eu vários, muitos correligionários o acompanharam. A querida família de Sinval está apoiando, como não poderia deixar de ser, o substituto-provisorio, do Lula- o mais recente engôdo preparado pelo PT. Amo o homem íntegro, que foi Sinval, mas ele, infelizmente não está mais aqui, a única pessoa com quem eu aceitaria discutir minhas ideias.

    ResponderExcluir