quinta-feira, 21 de junho de 2018

ANIVERSÁRIO, PIZZA E POESIA


Marcos Monteiro

Samir

Desde ontem que estou esperando um texto para o seu aniversário e são onze da noite e ele ainda não chegou. Pensei em falar de você como filho poeta e pizzaiolo, e dizer que você inventa pizza como faz poesia ou que inventa poesia como faz pizza, mas a comparação não pareceu tão bem como suas pizzas ou poesias. Você sabe que lhe acho o maior poeta da humanidade, quase no nível de Bandeira, Cabral e Pessoa. Vamos explicar claramente, para quem não conhece ainda minha opinião criteriosa e isenta: se eles tivessem sido mais cuidadosos (como quem faz pizza) teriam chegado ao seu nível.

Então pensei no seu jeito de ser andarilho e ser garçom, e que já planejou um dia percorrer o Brasil a cavalo e, de plano em plano, embarcou como garçom em um navio e foi bater na Noruega e na Alemanha e terminou mesmo em Paris. Três meses pelo metrô de Paris, quase sem nenhum euro, é uma boa história para contar para os netos quando Heitor lhe der esse presente. Você viaja como faz poesia ou suas viagens também são poesia, e sua mãe dizia que você tinha asas nos pés, e aí estão as cidades da Argentina, ou da Bolívia, ou da Espanha e Portugal, que não me deixam mentir. Fora as muitas viagens pelo Brasil. Mas também não era bem isso que eu pretendia escrever.

Lembrei da nossa longa história de contato, desses de pai e filho, construção de trinta e sete anos de amizade, porque sempre me achei mais amigo do que pai e acho que o seu jeito de ser filho é como o jeito de ser poeta, versejando os encontros e me encantando com criatividade lírica, sempre surpreendente. A gente junta muita lembrança quando se junta e prepara caminhos enquanto caminha, mas também não era por aí que eu desejava conduzir meu texto.

Sofri sofrimentos seus e gargalhei seus sorrisos e você sofre profundamente como um poeta e tem um senso de humor sutil como poesia e tem muita intensidade quando caminha pelas calçadas do amor ou das perdas e não era bem isso que eu queria lembrar.

Pois bem, já que é aniversário de filho e eu preciso terminar o texto antes que o dia termine (afinal, não fica bem escrever depois do aniversário), quero parabenizar pelo seu filho, porque você fez e faz um filho como quem faz poesia e o título é Heitor. Lembro que suas poesias são feitas e refeitas constantemente e vejo você criando e recriando Heitor diariamente, sendo pai o dia todo e ainda fazendo hora extra (claro que a frase é de Mafalda).

Parabéns Samir pelas pizzas, pelas viagens, pelas poesias, pelos amores e pelo Heitor. E parabéns pelo aniversário.

Maceió, 21 de junho de 2018            

7 comentários:

  1. O ruim da vida é ter que ganhar dinheiro para viver. Nao fosse isso, as asas de Samir o levariam muito mais longe. Parabéns ao Samir, ao pai e ao filho, essa trintade humana que desperta sentimentos divinos. Abraços do amigo Alexandre Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Samir pelo pai pela pizza pela poesia e pelo Heitor. Abraço saudoso.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Samir! Belas andanças pra vc e Heitor! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Samir!
    Que Deus te abençoe hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  5. Lirismo entre pai, filho, neto, pizza e poesia. Deus abençoe o Samir e a todos, nessa "degustação" significativa.

    ResponderExcluir
  6. Samiiiiiirrrrrrr!!!! Parabéns!!! Quando nas suas andanças estiver pelo meio do Brasil, de um pulinho por aqui. Estaremos de braços, céus e sóis abertos, escancarados para vocês. Abraço terno cheio de saudade. Seu pai sempre instigando a gente...mania antiga, nao? Agora quero saborear a poesia e a pizza. Bjao em vocês todos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que bom matar um pouco da saudade de Samir nesse texto! Felicidades amigo!

    ResponderExcluir