terça-feira, 15 de março de 2016

A INVESTIGAÇÃO DE LULA NA VILA MARAVILA

grupobeatriced
Tenho o compromisso de lançar um texto semanal sobre a política , mas não estava saindo e eu queria falar sobre Lula. Resolvi então correr para a Vila Maravila e pedir arrego para Mãe Silícia, Paranísio e Valdelice. Caminhando encontrei Seu Dolivaldo com a cara fechada de sempre e a conversa curta de cada vez:

 – Lá em casa Lula toma café com pamonha, mas tem que levar o açúcar!

Entendi que na Vila Lula ainda tinha crédito mas precisava dar alguns passos. Há muito tempo, mesmo durante a grande popularidade do mesmo, que o pessoal não vinha totalmente satisfeito com o governo de Lula e Dilma, mas os motivos eram diferentes. O ideário socialista de toda a comunidade, graças à influência de Paranísio e de outros, como a própria Valdelice, parecia ainda muito longe das políticas adotadas pelos governos considerados de esquerda. Teve um tempo em que Paranísio considerou seriamente a possibilidade de Lula ter sido seqüestrado pelo Capital e terem colocado um sósia, um ator, no seu lugar.

Fui caminhando e cruzei com Zé Cambraia e puxei um dedo de prosa. Falei sobre as manifestações nas ruas, sobre as investigações da polícia federal e sobre a pressão dos meios de comunicação sobre as costas de Lula e de Dilma. Zé coçou a cabeça e ficou tentando tirar por menos, mas achei que ele estava meio anuviado e a graça e a leveza de sempre corria meio devagar. Comentei que ele estava meio posando de triste e ele admitiu:

– É, pastor, tou precisando aprender a ser feliz como Zé Cambraia...

Brincar com os provérbios da Vila sobre ele mesmo é um dos jeitos do Zé e a coisa estava associada à força do momento que o país passa, como se o próprio morador, o vagabundo feliz da comunidade, fosse uma espécie de registro sensorial dos tempos.

A conversa com Mãe Silícia, misturada com café quente e pão com ovo frito, foi sobre memórias e perspectivas. A sábia anciã lembrou que Brizola já havia chamado Lula de Sapo Barbudo e começou a dizer:

 – O sapo virou príncipe, mas querem acabar com o reinado e transformar ele de novo em sapo.

Lembrei de como Mãe Silícia havia ficado indignada com o projeto de transposição do São Francisco e a maneira como foi administrado, mas parece que ela estava novamente disposta a perdoar Lula em nome das lembranças e com a saudade do futuro que gostava de anunciar.

Então, cheguei finalmente à casa de Paranísio e Valdelice, o meu objetivo maior e fomos puxando a conversa para chegar a algum entendimento.

Valdelice tem as suas dúvidas, mas Paranísio tem certeza de que Lula vai ser preso e Dilma vai cair:

 – Tem jeito não, o Capital não vai deixar por menos o tiquinho que Lula fez. Pobre mostrar a cara nos cantos, mesmo que seja devagar assusta muito, imagine se Lula resolvesse lutar de verdade pelo socialismo.

Quanto à investigação sobre Lula, Paranísio comenta:

– Lula ficou rico... mas dê uma olhada por aí e veja se existe presidente da república pobre. Todo presidente fica rico se não era antes. Lula tá sendo acusado do que todo mundo fez e faz. Eu queria que Lula fosse melhor do que todo mundo, mas faz tempo que Lula desistiu de ser socialista e agora está sendo acusado pelos capitalistas de ser capitalista. Pode?

Perguntei se ele acreditava que Lula era corrupto e ele continuou conversando.

 – Depende do que o senhor chama de corrupção. O sistema capitalista é corrupto. Ele se alimenta da vida do trabalhador. Então corrompe o principal que é a própria pessoa. Agora, se Lula aceitou propina eu não sei, só sei que ele aceitou presente demais. E aí o companheiro Lula me desculpe, mas isso foi burrice política. Porque sempre existe oposição de olho, esperando somente um dedinho para puxar a queda. Sou presidente do Sindicato dos Ambulantes e não aceito de presente nem palito de fósforo, porque eu sei que a turma pode depois dizer que eu fui comprado ou subornado e lá vai aumentar a minha luta para convencer que não foi assim. Agora, eu acho mesmo que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve. Mas isso é fácil que os outros foram muito ruins. Sempre achei que ele podia ter feio muito mais... E nessa história de corrupção não escapa político nenhum. Se Lula for corrupto ta na rabada, os primeiros da fila são os que tão acusando. Taí esses entendem de corrupção...

Valdelice fez algumas análises interessantes sobre a conjuntura atual e sobre o momento futuro. Não há dúvida de que o Partido dos Trabalhadores se afastou dos trabalhadores e da juventude, além do projeto de uma sociedade socialista. Amenizar a força do Capital sem apoio dos movimentos sociais e usando os mesmos artifícios de exercício do poder que combatia, mostrou-se tarefa impossível a médio e longo prazo. Os governos do PT em alguns lugares e alguns momentos foram extremamente inábeis e intransigentes diante de greves e movimentos de reivindicação de trabalhadores, professores e policiais, como exemplo especial. Desse modo, a reação da sociedade organizada diante dos movimentos espontâneos (ou manipulados) carece de mais entusiasmo.

Paranísio continuou analisando as coisas do jeito dele.

– Tudo, pastor, deixou de ser tudo. Parece que quando Lula ficou milionário assustou os bilionários. A mídia toda está na mão dos bilionários. É tanto dinheiro que a gente nem sabe calcular. Mas ter dinheiro parece que dá medo, e o pessoal anda nervoso com essa história de pobre poder ficar rico. O que mais quero saber é se essa operação Lava Jato pegar Lula continua pegando todo mundo. Porque se investigar mesmo não sobra ninguém. O senhor sabe que o inventor da guilhotina foi guilhotinado e quem começou essa confusão pode ter colocado a cabeça a prêmio. Eu até inventei uma modinha, parecida com aquela, para cantar algum dia:

 – “Eu gritei pega ladrão, nem fiquei eu meu irmão”.

– Valia a pena o preço que Lula tá pagando se terminasse uma corja bem pior na cadeia. De repente, Lula pode ser o Cristo, pastor, que a sociedade está precisando. Sacrifica-se um boi e salva-se a boiada, mas chifrando tudo que é proprietário. 

Paranísio continou com aquela sua conversa pitoresca e interminável e comparou Lula como um cordeiro no meio dos lobos, não sei se lembrando do evangelho, mas dizendo que Lula posou tanto de lobo, para disfarçar, que pode ter aprendido a uivar de verdade e garantiu de novo que Lula vai ser preso e Dilma vai cair. Então eu perguntei o que vai acontecer com o Brasil e ele respondeu:

– Não dá para saber assim na hora, mas a gente aqui tem uma proposta: Valdelice presidente e Cocada ministro da fazenda. Valdelice é a cara de um Brasil melhor, linda, negra, favelada e doutora. Precisa de mistura melhor?

Fico pensando que isso até poderia dar certo se existissem mecanismos reais de eleição para os candidatos de Paranísio. Mas aí, fiquei me perguntando qual a sua participação no governo e pensei no mesmo como um grande articulador, como ministro da casa civil. Mas ele me surpreendeu, novamente:

 – Que que é isso, pastor?  Nepotismo para cima de mim? Eu ia estar na oposição, de olho... todo governo que se preze precisa de alguém do contra para lutar pelos direitos do povo...


Um comentário:

  1. Meu caro Marcos,
    Não só refleti, como também me diverti com o seu escrito. Não tenho como não concordar com o Paranísio.
    Também tenho refletido muito sobre o nosso Brasil, nos últimos dias.

    P.S.
    Mande-me os seus contatos: telefone e email. É possível?

    ResponderExcluir