segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A vitória de Plínio Arruda

Na Vila Maravila, Plínio Arruda venceu e convenceu, mas Paranísio estava muito triste.

– “Você sabe que não acredito em pesquisa, pastor, e acreditei até o fim que Plínio ia fazer segundo turno com a Dilma.”

Não dava para sorrir da dor, nem para chamar o líder do Sindicato dos Ambulantes da Vila Maravila, um dos poucos socialistas de vergonha de todo o país, de ingênuo. Abertas as urnas da Vila, Plínio dera uma lavada, oitenta por cento dos votos. Dilma em segundo com quinze por cento, Marina em terceiro com quatro por cento e Serra teve apenas um voto. O esquisito voto do esquisito Flauribento. Voto aliás já esperado por todo mundo.

No restante do país, o desejado segundo turno veio, mas entre Dilma e Serra, para tristeza provisória dos moradores da Vila, acostumados aos embates da vida e para a teimosa politização de Paranísio, líder natural da revolução que acontece por ali.

– “Plínio não teve medo de dizer que era socialista, nem de denunciar o avanço ganancioso do capital sobre o nosso chão. Esse país é o Eldorado, pastor, todo o mundo sabe, mas as elites escondem porque toda elite gosta de esconder o ouro”.

Claro que eu estava curioso sobre a posição da Vila no segundo turno entre a candidata do companheiro Lula, que Paranísio sempre garantira ser um dos socialistas de vergonha do país, e o tucano Serra. Paranísio vem meio desconfiado de Lula há algum tempo, ao ponto de ainda teimar que seqüestraram Lula (o capital internacional, claro) e colocaram um ator no lugar (excelente ator, admite). Então, o que pretendiam fazer?

Mas Paranísio nem pestanejou: a ameaça da volta do tucanato à presidência o deixa meio nervoso.

– “Lulinha, pastor, agradou gregos e troianos, FHC e seus tucanos de bico grande só pendeu pro lado de lá. Os pobres se lascando, o Brasil ficando bichado e os ricos festejando... Então, vamos de Dilma... O governo de FHC foi o governo do terror... Trabalhador e pobre só levaram paulada... E as empresas do Brasil acabou tudo... Ficou a Petrobrás por milagre ou por truque... E demorasse mais um pouco ele vendia os bancos todos... Aliás tucano só não vende a mãe porque capitalista não é besta... não vai comprar passarinho doente...

Portanto, no segundo turno da Vila Maravila vai dar Dilma com o cem por cento de votos virado no quase pela arrogância de Flauribento, único eleitor de Serra, por aquelas bandas quase socialistas.

Mas eu tinha uma curiosidade antiga ansiosa por oportunidade. Algum dia Paranísio pensaria em se candidatar? Prefeito, governador, presidente?

– “Deixa disso, pastor... Sou lá socialista de eleição, sou socialista de ação... socialista de vergonha... Única eleição em que sou viciado (e é verdade, são quase dez anos de presidência) é a do sindicato. E isso por pressão do povo (verdade de meia: tem pressão mas Paranísio gosta). Na hora que o povo permitir eu me retiro para perambular por aí com minha Valdelice. Essa sim! Qualquer dia a gente emplaca candidatura pra ela...

Então, vamos todos para o segundo turno, dispostos a eleger Dilma, por enquanto. Porque pode ser que em um futuro qualquer, Valdelice, a mulher de Paranísio, negra, socióloga, prestes a defender sua tese de doutorado na Universidade Federal, seja candidata da República. Então, eu garanto (e aí está o pessoal da Vila que não me deixa mentir) não vai ter pra ninguém.

2 comentários:

  1. Bom dia, pastor. Li seu comentário no meu blog, obrigado pela atenção. Vamos conversando na caminhada sim. Quem sabe um dia agente consiga até trazer o sr. pra falar com o pessoal daqui.
    Com certeza será muito impactante pra nós ouvi-lo.
    O Pr. Carlinhos tem sido conselheiro do nosso pastor há alguns anos. Ele falou muito bem do sr numa das vezes que esteve aqui.
    E de lá comprei seu livro "Um jumentinho na Avenida", gostei demais.
    Quem sabe um dia agente tenha o privilégio de te ouvir tb.

    Pastor só mais uma coisa, o sr. podia postar umas mensagens suas no blog.

    Deus abençoe, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Hey!Tô por aqui como seguidora do seu blog. Estou adorando o livro Vila Maravila e me divertindo muito,rs.

    Abraços!

    ResponderExcluir