quinta-feira, 16 de setembro de 2010

AS SOMBRAS DO PROTESTANTISMO

A religião é um tecido de fragilidades, coisas tão fluidas e tão tênues como a fé, a esperança e o amor, as três virtudes teologais. Talvez, por isso mesmo, lance-se na busca de fundamentos, alicerces que garantam a funcionalidade da vida e a certeza de salvações. Busca inútil e dolorosa, provocadora de dores evitáveis porque também inúteis. Fundamentar é o caminho cruel da intolerância que só pode chegar a fundamentalismos de diversas ordens e diversos teores, cristalizados nos “ismos”, dos quais catolicismo e protestantismo são as duas grandes amostras históricas. Enquanto princípios, “catolicidade” e “protestanticidade” descrevem tendências, princípios, forças existenciais necessárias e próprias do movimento cristão; transformadas em “ismos”, se constituem como grandes blocos cimentando a história, dificultando caminhos, proibindo aproximações.

Esse desejo de impossíveis alicerces talvez seja o fator que atrapalhe a religião de balançar feliz nas redes da pós-modernidade. A modernidade era o lugar das certezas, das maiúsculas, das construções concretas de único alicerce, a famosa monocausalidade de natureza linear. A gradativa substituição, presente em todos os lugares de investigação, de coisas (res extensa ou cogitans) por relações, a débâcle do raciocínio cartesiano, colocou-nos em um mundo diferente, mundo de minúsculas, de incertezas estruturais, de pluricausalidades de natureza recursiva.

Mas as grandes estruturas da modernidade precisam continuar, protegendo os seus alicerces (diga-se fundamentos) sem se incomodar que estejam carcomidos pelo tempo ou não existam mais. Para isso, precisam esconder as suas fragilidades, ocultar as suas sombras, derramando feixes de luz sobre os seus vitrais, garantindo que as ilusões tão pacientemente construídas prevaleçam a qualquer custo.

O protestantismo celebra a cada 31 de outubro a Reforma, em festas onde não há lugar para reflexão ou arrependimento sobre o massacre de camponeses apoiado por Lutero, a execução de anabatistas abençoada por Zwínglio, a fogueira calvinista onde ardeu o livre pensamento de Miguel Cervetto. Se somos herdeiros da Reforma, herdamos também a sua desconfiança, intolerância e hostilidade para movimentos populares, divergências doutrinárias e para o pensamento laico, não religioso. Se vivesse na Genebra de Calvino, Galileu também seria obrigado a se retratar diante das chamas da fogueira.
A intolerância, portanto, não é privilégio do catolicismo e a hostilidade diante da cultura grassa nos dois arraiais.

A belíssima obra do Padre Ibiapina, por exemplo, também carrega os seus senões. Jovenzinhos que traziam as suas violas e jovenzinhas que traziam as pontas de suas saias para as fogueiras santas, convencidos e convencidas pelos argumentos do pregador, ajudavam a construir um gueto religioso de preconceitos diversos. Contra o samba e contra o corpo, por exemplo. Eles iam cantando, segundo as Crônicas:

“Já morreu o samba
Já venceu Jesus
Ardam pontas e violas
Em honra da cruz
Todos os sambistas
Querem ter prazer
Venham ao pé da Cruz
Ver violas arder.”
(Hoonaert, Eduardo. Crônicas das Casas de Caridade: fundadas pelo Padre Ibiapina. Fortaleza: Museu do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006, p. 89).

Mas a cruzada de Cristo contra a viola e contra o samba foi assumida com muito mais contundência pelo protestantismo brasileiro, demonstrando mais uma vez que em matéria de inquisição o catolicismo nunca esteve sozinho.

As sombras da Reforma que ajudaram a performar as nossas sombras, precisariam ser assumidas por nós, hoje em dia. Erich Fromm, por exemplo, estudando o fenômeno do autoritarismo e de sua introjeção cultural, defende que Lutero e Calvino foram dos homens mais rancorosos da história.

“Lutero e Calvino representam esta hostilidade difusa e generalizada. Isso não só no sentido de que estes dois homens, pessoalmente, pertenceram ao rol dos maiores rancorosos dentre as principais figuras da História, e por certo dentre os líderes religiosos, como igualmente, e o que é mais importante, no sentido de que suas doutrinas foram tingidas por essa hostilidade, só podendo atrair um grupo que também se achasse impelido por uma hostilidade intensa e reprimida.” (Fromm, Erich. O medo à liberdade. 13e. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p. 84).

Normalmente isso nos assusta; porque a tendência à beatificação e santificação de pessoas concretas, em sua complexidade, é tendência religiosa, de natureza universal. Todas as religiões produzem os seus santos, pessoas que pairam acima do bem e do mal. O perigo é que, escondidas as suas sombras, embarcamos acriticamente em sua luminosidade, esquecidos que sombras são resultantes de luz e, nesse jogo, tornamo-nos prolongamento do mesmo tipo de sombra, fascinados e atraídos pelo mesmo tipo duvidoso de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário